Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Criando Programa em VBA Excel - Completo

https://www.youtube.com/watch?v=-0tCd7Jy6OE

Referências:

http://www.elirodrigues.com/2013/11/18/como-fazer-tudo-no-excel-basico-intermediario-avancado-e-programacao/






quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

TABELA PROCV










Link Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=HRWtwrVKgyU
Além disso, o PROCV pode ser utilizado de inúmeras outras maneiras, principalmente como forma de pesquisa ou juntamente com outras fórmulas como SE, SOMASE, entre outras, onde, além da busca, se estabelece condições para a mesma. Esta função, portanto, é capaz de realizar uma pesquisa verticalmente, isto é, fazer a busca de um determinado argumento usando como critérios as colunas da tabela. Em seus argumentos, a mesma apresenta a seguinte estruturaPROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_indice_coluna;procurar_intervalo), onde:
  • valor_procurado: esse item da função PROCV é o valor que deve ser localizado na primeira coluna da tabela. Desta forma, você poderá digitar esse valor ou indicar a referência da célula do mesmo;
  • matriz_tabela: se refere a tabela onde deve ser encontrado o valor procurado e as informações referentes ao mesmo. Esta tabela pode ter duas ou mais colunas e estar situada em outra planilha do mesmo documento;
  • núm_indice_coluna: esse item corresponde ao número da coluna da tabela, indicada no itemmatriz_tabela, em que deve ser retornado o valor correspondente ao valor procurado;
  • procurar_intervalo: esse item pode ter dois valores: VERDADEIRO ou FALSO. Se você colocar FALSO, a função só encontrará um valor exatamente igual ao informado no item valor_procurado. Se você colocar VERDADEIRO, a função poderá encontrar um valor que não seja exatamente igual, mas que tenha apenas um valor aproximado ao informado no item valor_procurado.
Agora, para exercitarmos esta função, vamos aplicá-la na prática e, para isso, suponha que tenhamos uma lista contendo alguns produtos com seus respectivos preço e fornecedor, onde será utilizada a função PROCV como método de busca de algum produto determinado, evitando o usuário ter de percorrer toda a planilha.
1 - Disponha os dados na planilha, reservando a Plan1 para ser utilizada a fórmula e criando uma planilha com o nome de lista onde estarão os demais dados.
2 - Na planilha referente a busca, coloque o mesmo cabeçalho da anterior, onde usaremos como referência para a aplicação da fórmula.
3 - Iniciando o processo, digite um produto qualquer na primeira célula da coluna PRODUTO e, na célula ao lado, vamos começar a aplicar a função. Para ser mais fácil o entendimento, iremos aplicá-la a partir do assistente de funções, localizado acima da tabela, onde iremos procurar por PROCV.
4 - Irá abrir a janela de argumentos da função, onde começaremos a elencá-las. No primeiro argumento, desejamos dispor a informação, que esteja nas duas planilhas, e que estamos procurando, ou seja, o produto Limpeza.
5 - No segundo argumento, desejamos a matriz da tabela, isto é, a tabela de referência onde será efetuada a procura. Clique no ícone para marcação, vá na planilha Lista e marque toda a tabela; após, clique novamente no ícone para retornar a janela anterior.
6 - No terceiro argumento, necessitamos informar qual o número índice da coluna, ou seja, dentre o intervalo demarcado, em qual coluna será feita a busca. Neste caso, devemos usar o número 2, por que a informação que buscamos encontra-se na segunda coluna dentre as três destacadas.
7 - Para o último argumento, precisamos dispor qual o intervalo caso a procura não retorne nenhum resultado. Porém, no nosso exemplo, queremos uma procura direta, sem meios termos; devemos digitar, portanto, FALSO; após, confirme a ação.
8 - Agora basta conferir o resultado que retornará.
9 - Por fim, devemos configurar a terceira célula da procura, e para isso, basta repetirmos o procedimento, só que ao invés de utilizarmos o número índice anterior, usaremos o 3, indicando que este resultado será buscado na terceira coluna da planilha Lista. Ao finalizar, observe o resultado.
10 - Perceba que ao buscar qualquer um dos produtos listados, os resultados serão mostrados nas células configuradas.
Contudo, aprenda a utilizar esta super função e crie planilhas de pesquisas, fazendo com que suas tarefas tornem-se mais práticas e facilitadas. Aproveite e faça o download desta planilha abaixo

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

AVALIAÇÃO EXCEL AVANÇADO
PARTE 01 FÓRMULA SE + GRÁFICO DINÂMICO
1. Crie uma planilha onde, digitando um valor informe se este valor é positivo ou negativo.
LANÇAR NO MÍNIMO 07 ITENS PARA VERIFICAR A FÓRMULA E CRIAR 01 GRÁFICO DINÂMICO PARA A TABELA

2. Uma empresa de vendas oferece para seus clientes um desconto que é em função do valor da compra. Este desconto é de 20% se o valor da compra for maior ou igual a R$ 5.000,00 e 15% se for menor.
LANÇAR NO MÍNIMO 07 ITENS PARA VERIFICAR A FÓRMULA E CRIAR 01 GRÁFICO DINÂMICO PARA A TABELA

3. Um vendedor tem seu salário calculado em função do valor total de suas vendas. Este cálculo é feito de acordo com o seguinte critério: se o valor total de suas vendas for maior que R$ 20.000,00, o vendedor receberá como salário 10% do valor das vendas. Caso contrário, receberá apenas 7,5% do valor das vendas.
LANÇAR NO MÍNIMO 07 ITENS PARA VERIFICAR A FÓRMULA E CRIAR 01 GRÁFICO DINÂMICO PARA A TABELA

4. Crie uma planilha que tendo como dados de entrada NOME – ALTURA – PESO –  E COLUNA SITUAÇÃO ONDE mostre seu peso ideal de acordo com OS DADOS ABAIXO
Masculino: peso ideal = 72 KG
LANÇAR NO MÍNIMO 07 ITENS PARA VERIFICAR A FÓRMULA E CRIAR 01 GRÁFICO DINÂMICO PARA A TABELA

AVALIAÇÃO EXCEL AVANÇADO
PARTE 2 FÓRMULA PROCV + GRÁFICO DINÂMICO + VBA
1.0   Crie um cadastro de Endereços de Clientes com os seguintes Campos
Matrícula - Nome – Valor da Compra - Endereço – Cidade – Estado – CEP – Telefone – Email.
Lance 07 Clientes
Abaixo monte uma estrutura com a Fórmula PROCV para localizar os seguintes Itens ao se digitar a Matrícula do Cliente:
1)      Nome                  2) Telefone                       3) E-mail             4) E-mail            
Ao completar crie um Gráfico Dinâmico para a Tabela.

3.0   Usando o VBA crie a seguinte estrutura de formulário, ao completar a mesma faça a exportação do arquivo como o seu nome seguido da SIGLA “VBA”. Com tudo concluído chame o professor para verificar e lançar o visto no trabalho “Assinatura Digital”, salve o arquivo completo com seu nome seguido da palavra FINAL, envie para o e-mail do professor.





terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Como Fazer uma Lista / Menu Dropdown no Excel

Como Fazer uma Lista/Menu Dropdown no Excel

O menus em dropdown, também conhecidos popularmente como lista suspensa, são maneiras de organizar informações que são frequentemente acessadas. Mas o que poucas pessoas sabem é que este recurso vai além de sites e páginas em html e deste modo é possível criá-los também em planilhas no Excel para otimizar e trazer uma melhor organização e manipulação dos dados.
Pensando neste assunto, separamos um passo a passo para que você possa criar facilmente um menu dropdown no Excel. Acompanhe!

Menu Dropdown com Validação de Dados

Existem duas maneiras no Excel para se criar menus dropdown e uma delas é por meio do recurso de validação de dados, no qual tem por objetivo evitar erros em preenchimento de formulários ou facilitar a inserção de dados em uma planilha. Veja o exemplo abaixo:
Como Fazer uma Lista/Menu Dropdown no Excel
Acima temos uma lista com nomes de pessoas no qual deve ser preenchida com seus respectivos meses de aniversário. Se tivéssemos uma lista extensa provavelmente o preenchimento deste campo seria algo muito trabalhoso. Deste modo, podemos criar uma menu suspenso para cada célula onde será possível selecionar o mês desejado sem precisar digitá-lo.
Para isso, podemos digitar em algum lugar da planilha (ou até mesmo em outra planilha) todos os meses do ano no qual farão parte do menu. Neste caso, utilizaremos qualquer local somente para exemplificar.
Como Fazer uma Lista/Menu Dropdown no Excel
No próximo passo, basta selecionar a primeira célula que receberá o menu e em seguida acessar: Guia Dados > Validação de Dados > Validação de Dados conforme mostrado abaixo:
Como Fazer uma Lista/Menu Dropdown no Excel
Será aberta uma nova janela. Escolha na aba Configurações a opção Permitir: Lista.
Como Fazer uma Lista/Menu Dropdown no Excel
Note que ao selecionar a opção Lista, o Excel exibirá o campo “Fonte”. Neste campo deve ser inserido as informações que irão compor o menu. Logo, é possível escrever cada item separando-os por ponto e vírgula (exemplo: janeiro;fevereiro;março…) ou ainda inserir um intervalo de células que corresponda aos valores a serem inseridos no menu.
Como Fazer uma Lista/Menu Dropdown no Excel
Para o exemplo citado, utilizaremos o intervalo de células onde listamos os meses conforme mostrado abaixo:
Como Fazer uma Lista/Menu Dropdown no Excel
Ao término da operação, basta clicar em OK e conferir o resultado.
Como Fazer uma Lista/Menu Dropdown no Excel
Observe que o Excel criou um menu dropdown de acordo com o intervalo de células definidas.
Para aplicar o mesmo recurso nas demais células, basta utilizar a alça de preenchimento automático.
Como Fazer uma Lista/Menu Dropdown no Excel
Deste modo, o preenchimento dos campos torna-se mais fácil além de evitar erros na digitação.
Como Fazer uma Lista/Menu Dropdown no Excel

Menu Dropdown com Caixa de Combinação

Outra maneira de criar menus dropdown no Excel é por meio da opção de Caixa de Combinação, sendo ideal para implementá-la em formulários ou em demais ocasiões.
Abaixo temos um exemplo simples para se compreender a implementação deste recurso, onde neste caso, pretendemos criar novamente um menu com os meses do ano. Para isto basta listar os meses e selecionar a opção: Guia Desenvolvedor > Inserir > Caixa de Combinação.
Como Fazer uma Lista/Menu Dropdown no Excel
No próximo passo, basta desenhar a caixa nas dimensões e localização desejada, sendo possível ajustá-la posteriormente.
Como Fazer uma Lista/Menu Dropdown no Excel
Para configurar a caixa de combinação e inserir as informações desejadas no menu, basta clicar com o botão direito do mouse em cima da caixa e selecionar a opção “Formatar Controle…”.
Como Fazer uma Lista/Menu Dropdown no Excel
Será aberta uma nova janela conforme abaixo:
Como Fazer uma Lista/Menu Dropdown no Excel
Preencha os campos indicados da seguinte forma:
Intervalo de entrada: Deve conter o intervalo de células onde estão presentes as informações que estarão no menu.
Vínculo da célula: Representa a posição que fará o vínculo;
Linhas suspensas: Representa o número de linhas que será exibida no menu;
Como Fazer uma Lista/Menu Dropdown no Excel
Ao término da operação, basta clicar em OK e conferir o resultado.
Como Fazer uma Lista/Menu Dropdown no Excel
Observação: Caso o Excel não esteja habilitado para exibir a guia desenvolvedor, basta acessar a opção: Arquivo > Opções > Personalizar Faixa de Opções e por fim ativar a caixa de seleção da aba Desenvolvedor.
Conforme as dicas aqui citadas, foi possível conhecer com detalhes como criar menus dropdown no Excel. Deste modo, este torna-se mais um recurso útil quando se pretende otimizar planilhas e aumentar a produtividade de trabalhos com a facilidade de pode inserir dados em células além da melhor a organização das informação e evitar erros de preenchimento.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

ATIVIDADE 03/12/2015 - BOM TRABALHO!!!
Primeiramente montem cada planilha seguindo o exemplo e os campos em amarelo favor inserir a fórmula correta.
Após completar as 5 tabelas, para as três primeiras tabelas inserir um gráfico livre para cada uma sendo que a terceira planilha deverá ser usado o gráfico de pizza como no exemplo.
Tabela 04 e 05 não é necessário gráfico.
Na tabela 05 a fórmula SE deve ser inserida no campo onde consta "APROVADO" ou "REPROVADO"
Salvar atividade com seu nome seguido da palavra AVALIAÇÃO, enviar para o e-mail: mafraorientador@gmail.com.











O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

https://www.youtube.com/watch?v=IkLP5k5BjkM


terça-feira, 1 de dezembro de 2015




Funções PROCV – Exercícios
1. Digite o banco de dados abaixo e digitando o nome de uma pessoa traga as informações solicitadas.

A
B
C
D
E
1
NomeEndereçoBairroCidadeUF
2
AnaRodovia Anhanguera, km 180CentroLemeSP
3
EduardoR. Antônio de Castro, 362São BeneditoArarasSP
4
ÉricaR. Tiradentes, 123CentroSalvadorBA
5
FernandaAv. Orozimbo Maia, 987Jd. Nova CampinasCampinasSP
6
GabrielaRodovia Rio/São Paulo, km 77Praia GrandeUbatubaSP
7
HelenaR. Júlio Mesquita, 66CentroRecifePE
8
KatianeR. 5, 78Jd. EuropaRio ClaroSP
9
LilianR. Lambarildo Peixe, 812Vila TubarãoRibeirão PretoSP
10
LucimaraAv. dos Jequitibas, 11Jd. PaulistaFlorianópolisSC
11
MariaAv. Ipiranga, 568IbirapueraManausAM
12
PedroR. Sergipe, 765BotafogoCampinasSP
13
RobertoAv. Limeira, 98BelvedereArarasSP
14
RubensAl. dos Laranjais, 99CentroRio de JaneiroRJ
15
SôniaR. das Quaresmeiras, 810Vila CláudiaPorto AlegreRS
16
TatianeR. Minas Gerais, 67Parque IndustrialPoços de CaldasMG
A partir da célula A20 crie a tabela abaixo.
a) na célula ao lado de Endereço, crie um PROCV para trazer o endereço do nome digitado;
b) na célula ao lado de Bairro, traga o bairro do nome digitado e assim por diante.
Nome
Endereço                                  
Bairro                                  
Cidade                                  
Estado                                  
2. Crie uma tabela com nomes preenchendo as células da coluna A (de A2 até A7) com códigos, a coluna B (de B2 até B7) contendo nomes de livros e a coluna C (de C2 até C7) nomes de autores e na coluna D (D2 a D7) coloque valores (preço de cada livro) e formate-os como MOEDA

A
B
C
D
1
Código
Livro
Autor
Preço
2
32541
O GolpeArmando Algo
1,99
3
21453
Meu SaldoDona Certinha
123,00
4
34123
Comprar AquiloMário Aquele
34,55
5
22134
Lindo MascaradoMr. M
23,01
6
25123
Roubei, Amigo!Lara Pia
12,00
7
21345
O PassadoJair Jafoi
19,99
a) Use uma cor de fundo amarela para a célula A10. Escreva nesta célula o código22134;
b) Usando na célula B10 a função PROCV encontre o Nome do livro de código 22134;
c) Usando na célula C10 a função PROCV encontre o Autor do livro de código 22134;
d) Usando na célula D10 a função PROCV encontre o PREÇO do livro de código22134;
e) Escreva na célula A10 o código de outro livro qualquer e veja se as informações apresentadas nas outras células estão corretas.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Por: Professora Bruna Francisca Marques (SENAC MAFRA SC)



Atividade Perfil Profissional



Criar um perfil profissional: Incluir informações que interesse as empresas; Poderá iniciar com dados pessoais, cursos já realizados, escolaridade, experiências profissionais e atividades “em andamento” o que você está fazendo no momento.




Responder nos comentários abaixo.







terça-feira, 27 de outubro de 2015

Se identifique prezado aluno(a) respondendo as seguintes perguntas:

  1. Nome completo
  2. Empresa que trabalha
  3. E-mail
  4. Idade


Obrigado Professor Marcos de Oliveira.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Atividade Turma Jovem Aprendiz III:

Fazendo um paralelo com o local onde você aluno(a) trabalha, como o excel poderia ser utilizado para montar um modelo de planilha que poderia ser utilizado pela empresa.

Excel 2013

Imagine ter uma lâmpada mágica em casa e não saber disso. É mais ou menos isso que ocorre no seu computador, onde provavelmente está instalado o Microsoft Excel, um dos programas mais úteis que existe, mas que muita gente mal sabe disso. Se você ainda não está convencido, confira agora 6 razões para você usar o Excel no seu dia a dia:

Melhorar o controle sobre as suas finanças pessoais

Com o Excel fica muito mais fácil administrar o seu orçamento pessoal. Seu salário, outras rendas e despesas com aluguel, supermercado, contas de água e luz, por exemplo, podem ser facilmente somados. É também fácil copiar esses itens mês a mês, para que você só tenha o trabalho de atualizar os valores, pois o Excel se encarrega de fazer todas as contas. Dessa forma, você pode detectar logo onde pode cortar despesas e onde é melhor investir o que poupa.

Organizar uma grande festa

Seja um churrasco ou um casamento, usando o Excel você pode se tornar o tesoureiro ou o organizador da diversão. Com as planilhas é fácil saber quais convidados já pagaram sua parte, quantos confirmaram presença, se o número de convites vendidos já cobre o orçamento ou se será preciso alugar mais mesas e cadeiras, entre outras informações.

Comparar dados

Queira você produzir um furo de reportagem, uma boa monografia na faculdade, um artigo em revista científica ou mesmo um relatório que vai aumentar os lucros da sua empresa, o Excel pode ser a ferramenta que você precisa.
Isso porque ele torna muito fácil coletar e analisar a relação entre grandes quantidades de dados. Você pode ver o grau de correlação entre unidades vendidas de um produto e a temperatura nas cidades, definir a importância da idade do consumidor na frequência a certo estabelecimento ou descobrir o peso da renda das famílias nas notas que os filhos tiram no Enem, por exemplo. O importante é ter sempre em mente que o Excel é uma ferramenta de ouro para análises comparativas.

Produzir uma lista bem grande

Experimente ir a um processador de texto (como o Word, por exemplo) e digitar assim: 1, 2, 3, 4… o programa pode até “adivinhar” para você o próximo número com base na sequência, mas ele não fará mais que isso. No Excel, ao contrário, você pode, em um instante produzir uma lista de até 100, 1.000 itens ou quantos você precisar de forma bem ágil.

Ganhar dinheiro com mala direta

Com o Excel é fácil não apenas tabular ou visualizar dados, mas (o mais importante) achá-los. Para enviar cartões de Natal, por exemplo, ou para produzir mala direta para centenas ou milhares de endereços, o Excel é uma “mão na roda”. Você pode facilmente mandar imprimir envelopes ou adesivos, filtrando, por exemplo, apenas endereços de certa cidade ou de clientes com determinado perfil. Tudo isso em questão de segundos.

terça-feira, 20 de outubro de 2015


Desde o início dos tempos, o homem procura diferentes formas de comunicação para transmitir os conhecimentos adquiridos através de experiências por ele vivenciadas, e também para aprender com a vivência de outras pessoas. A civilização, através dos tempos, procura realizar a troca de informação de maneira mais confiável e rápida, através dos diversos recursos tecnológicos disponíveis. Com o desenvolvimento da tecnologia, testemunha-se uma grande revolução em diversas áreas ligadas ao conhecimento. Entrou-se na ‘era digital’, a qual trouxe consigo a necessidade de reformulações, como por exemplo, na área da educação, onde novas abordagens e paradigmas estão sendo propostos com o intuito de promover estas redefinições. Esta nova estrutura exige que a educação seja repensada em termos mais abrangentes, pois se está vivenciando um contexto globalizado, onde cada vez mais, trabalho e aprendizado estão sendo considerados um elemento. Este aprendizado está se tornando um desafio para toda uma vida e para isso, se está criando novos meios de expandi-lo e reinventá- lo num processo de conscientização e preparação para o futuro.