Imagine ter uma lâmpada mágica em casa e não saber disso. É mais ou menos isso que ocorre no seu computador, onde provavelmente está instalado o Microsoft Excel, um dos programas mais úteis que existe, mas que muita gente mal sabe disso. Se você ainda não está convencido, confira agora 6 razões para você usar o Excel no seu dia a dia:
Melhorar o controle sobre as suas finanças pessoais
Com o Excel fica muito mais fácil administrar o seu orçamento pessoal. Seu salário, outras rendas e despesas com aluguel, supermercado, contas de água e luz, por exemplo, podem ser facilmente somados. É também fácil copiar esses itens mês a mês, para que você só tenha o trabalho de atualizar os valores, pois o Excel se encarrega de fazer todas as contas. Dessa forma, você pode detectar logo onde pode cortar despesas e onde é melhor investir o que poupa.
Organizar uma grande festa
Seja um churrasco ou um casamento, usando o Excel você pode se tornar o tesoureiro ou o organizador da diversão. Com as planilhas é fácil saber quais convidados já pagaram sua parte, quantos confirmaram presença, se o número de convites vendidos já cobre o orçamento ou se será preciso alugar mais mesas e cadeiras, entre outras informações.
Comparar dados
Queira você produzir um furo de reportagem, uma boa monografia na faculdade, um artigo em revista científica ou mesmo um relatório que vai aumentar os lucros da sua empresa, o Excel pode ser a ferramenta que você precisa.
Isso porque ele torna muito fácil coletar e analisar a relação entre grandes quantidades de dados. Você pode ver o grau de correlação entre unidades vendidas de um produto e a temperatura nas cidades, definir a importância da idade do consumidor na frequência a certo estabelecimento ou descobrir o peso da renda das famílias nas notas que os filhos tiram no Enem, por exemplo. O importante é ter sempre em mente que o Excel é uma ferramenta de ouro para análises comparativas.
Produzir uma lista bem grande
Experimente ir a um processador de texto (como o Word, por exemplo) e digitar assim: 1, 2, 3, 4… o programa pode até “adivinhar” para você o próximo número com base na sequência, mas ele não fará mais que isso. No Excel, ao contrário, você pode, em um instante produzir uma lista de até 100, 1.000 itens ou quantos você precisar de forma bem ágil.
Ganhar dinheiro com mala direta
Com o Excel é fácil não apenas tabular ou visualizar dados, mas (o mais importante) achá-los. Para enviar cartões de Natal, por exemplo, ou para produzir mala direta para centenas ou milhares de endereços, o Excel é uma “mão na roda”. Você pode facilmente mandar imprimir envelopes ou adesivos, filtrando, por exemplo, apenas endereços de certa cidade ou de clientes com determinado perfil. Tudo isso em questão de segundos.