UCs 3, 6 e 10:
Projeto Integrador
26/03/2020
PROFESSOR: MARCOS DE OLIVEIRA
O Projeto Integrador é uma Unidade Curricular de Natureza
Diferenciada, baseada na metodologia de ação-reflexão-ação, que se
constitui na proposição de situações desafiadoras a serem cumpridas pelo aluno.
Esta Unidade Curricular é obrigatória nos cursos de Aprendizagem Profissional
Comercial, Qualificação Profissional, Habilitação Técnica e respectivas
certificações intermediárias.
O
planejamento e execução do Projeto Integrador propiciam a articulação das
competências previstas no perfil profissional de conclusão do curso, pois apresenta
ao aluno situações que estimulam o seu desenvolvimento profissional ao ter que
decidir, opinar e debater com o grupo a resolução de problemas a partir do tema
gerador.
Durante a realização do Projeto,
portanto, o aluno poderá demonstrar sua atuação profissional pautada pelas
marcas formativas do Senac, uma vez que permite o trabalho em equipe e o
exercício da ética, da responsabilidade social e da atitude empreendedora.
INDICADORES:
Para avaliação do Projeto Integrador,
são utilizados os seguintes indicadores:
Adota
estratégias que evidenciam as Marcas Formativas Senac, inclusive as específicas
do Programa de Aprendizagem Profissional Comercial, na resolução dos desafios apresentados;
Elabora
síntese do Projeto Integrador, respondendo às especificações do tema gerador
Apresenta
os resultados do Projeto Integrador com coerência, coesão e criatividade,
propondo soluções inovadoras, a partir da visão crítica da atuação profissional
no segmento;
Articula
as competências do curso no desenvolvimento do Projeto Integrador.
O terceiro Projeto Integrador,
relacionado à ocupação Vendedor, tem
como proposta de tema gerador a fidelização
de clientes. Com base no tema gerador, os docentes deverão propor aos
alunos atividades relacionadas às principais técnicas de vendas e pós-vendas
utilizadas pela empresa.
Maneiras inteligentes de fidelizar clientes
O QUE É FIDELIZAÇÃO:
Fidelização é o ato de tornar clientes, em pessoas fiéis ao seu produto, marca ou serviço. Ao comprar pães todos os dias na mesma padaria, significa para a empresa que aquele indivíduo é um cliente fiel ao seu produto, que está satisfeito com a qualidade do serviço e o preço está acessível.
O sonho de qualquer pessoa que tem um salão de beleza ou barbearia é ver seu estabelecimento sempre lotado. Como o mercado da beleza é uma área que vive um grande crescimento, ele acabou se tornando muito competitivo.
Por que fidelizar clientes?
Tão importante quanto conquistar novos clientes, é transformar os que você já tem em consumidores apaixonados pela sua marca. Isso mesmo, sua marca, não produtos ou serviços. Aqui estamos falando de criar uma identidade para o seu estabelecimento, fazer as pessoas reconhecerem seu nome e mostrar que seu negócio pode oferecer mais do que um simples corte de cabelo.
A fidelização é uma arma poderosa, utilizada pelas grandes empresas para conseguir aumentar a sua margem de lucro. Mas não se assuste, pois essa estratégia pode ser usada por estabelecimentos de todos os tamanhos. Pesquisas apontam que o custo para fazer um cliente retornar chega a ser 5 vezes mais barato que atrair novos.
Além disso, uma pessoa que confia na sua marca, gosta dos seus produtos e serviços, vai comentar com amigos e familiares sobre a satisfação de ser seu cliente. E esse acaba sendo uma das melhores campanhas de marketing que você pode fazer!
E é por esse motivo que a fidelização é tão importante para o desenvolvimento de qualquer negócio.
Primeiros passos para fidelizar clientes
Primeiro de tudo, você precisa entender que é necessário ter algumas informações antes de começar qualquer tipo de estratégia de fidelização. Não adianta tentar correr quando mal se sabe andar, não é mesmo?! Vamos mostrar um passo a passo do que deve ser feito para que não ocorra nada de errado no seu planejamento.
Conheça seus clientes
Para conseguir conquistar uma pessoa é preciso fazer certas coisas que a agrade, e para isso, vocês vão precisar de tempo para se conhecerem. Com seus clientes não é nada diferente!
Nesse momento, é preciso que você entenda o que as pessoas procuram quando entram em um estabelecimento de beleza. Busque as seguintes informações:
- De onde ela são;
- Do que gostam;
- Seus hábitos;
- Seus medos e anseios;
- Como chegaram até seu estabelecimento;
- Por que gostam dos seus serviços;
- O que difere você dos seus concorrentes;
- Etc.
Essas informações são o seu Norte, e vão mostrar onde é seu porto seguro. Esses tipos de informações não são difíceis de se conseguir. Tirá-las de seus clientes durante um atendimento é bem propício, já que um ambiente de salão de beleza é bem descontraído.
Vai ser a partir dessas informações que você vai conseguir pensar em planos e estratégias para fazer com que seus clientes se apaixonem pelo seu estabelecimento.
Métodos de Fidelização
Existem inúmeras maneiras inteligentes de fidelizar clientes, umas mais trabalhosas e outras bem mais simples. Quanto a esse assunto, não existe uma fórmula mágica para fazer as pessoas se tornarem verdadeiras defensoras da sua marca. O que você pode fazer é combinar uma série de ações para aumentar suas chances. É um verdadeiro jogo de sedução.
Atendimento – Dê atenção para receber atenção
Todo mundo gosta de se sentir especial. Faz parte da conquista tratar bem as pessoas que desejamos manter por perto. Então, podemos levar isso da vida para o mundo dos negócios também.
Um atendimento não é simplesmente realizar bem o serviço, mas sim fazer com que a pessoa se sinta bem durante todo o processo, do momento que ela chega até a hora que ela for embora. Muito importante fazer com que a experiência dos clientes seja a melhor possível, só assim eles vão retornar ao seu estabelecimento com gosto.
Boa Comunicação – Manter contato melhora a relação
Procure sempre uma maneira de estar em contato com seus clientes, mande e-mails, SMS, mensagens no WhatsApp para fazer com que as pessoas lembrem de você. Obviamente tome o devido cuidado para não ser chato e incomodar os clientes com um número excessivos de mensagens. Isso pode estragar a relação antes mesmo dela começar.
Por isso, outro ponto muito importante é que, além da quantidade de mensagens, seria legal você entrar em contato com aqueles clientes especiais. Veja aqueles mais antigos e que costumam ir frequentemente no seu estabelecimento. Diga que está com saudades, mande promoções nos aniversários e até mesmo alguns mimos para esses clientes especiais. Essa prática vai fidelizar os clientes antigos e conquistar novos!
Tenha paciência – Não se afobe não, vem tranquilo
Entenda que cada um tem seu tempo. Alguns clientes vão se encantar pelo seu salão de beleza ou barbearia logo de primeira, outros vão precisar de um tempo maior para que a relação aflore. Quanto a isso, não existe muito o que fazer a não ser respeitar o tempo e espaço de cada um.
Resumindo: Dê valor ao relacionamento com o cliente, que a venda de produtos e serviços acontecerá naturalmente.
Satisfação do cliente – Eu sei que posso melhorar
E por último, mas não menos importante, procure sempre melhorar. Conquistar clientes é apenas um passo, mas para fazer com que ele permaneça ao seu lado, é preciso fazer com que seu estabelecimento procure sempre trabalhar da melhor forma.
Procure saber quais são seus pontos fortes e, principalmente, seus pontos fracos. Só assim você vai conseguir fazer com que a experiência dos seus clientes seja sempre boa toda vez que entrarem pela sua porta.
7 tipos de clientes que você conhece muito bem: como atendê-los?
- O cliente irritado.
- O cliente ansioso.
- O cliente confuso. .
- O cliente grosseiro. .
- O cliente bem-humorado.
- O cliente satisfeito.
- O cliente crítico.
https://www.neoassist.com/2016/01/12/7-tipos-de-clientes-que-voce-conhece-muito-bem-como-atende-los/
OUTRAS REFERÊNCIAS