Acredito que uma regra simples do mundo dos negócios é: se você faz as coisas mais fáceis primeiro, então você pode de fato ter um grande progresso.
Mark Zuckerberg
UCs 3, 6 e 10: Projeto
Integrador da Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos
O Projeto Integrador é uma
Unidade Curricular de Natureza Diferenciada, baseada na metodologia de
ação-reflexão-ação, que se constitui na proposição de situações desafiadoras a
serem cumpridas pelo aluno. Esta unidade curricular é obrigatória nos cursos de
Aprendizagem Profissional Comercial, Qualificação Profissional, Habilitação
Técnica e respectivas certificações intermediárias.
O planejamento e execução do Projeto
Integrador propiciam a articulação das competências previstas no perfil profissional
de conclusão do curso, pois apresenta ao aluno situações que estimulam o seu
desenvolvimento profissional ao ter que decidir, opinar e debater com o grupo a
resolução de problemas a partir do tema gerador.
Durante a realização do
Projeto, portanto, o aluno poderá demonstrar sua atuação profissional pautada
pelas marcas formativas do Senac, uma vez que permite o trabalho em equipe e o
exercício da ética, da responsabilidade social e da atitude empreendedora.
O projeto integrador
prevê:
§
Articulação das competências do curso, com foco no desenvolvimento
do perfil profissional de conclusão;
§
Criação de estratégias para a solução de um problema ou de uma
fonte geradora de problemas relacionada à prática profissional;
§
Desenvolvimento de atividades em grupos realizadas pelos alunos,
de maneira autônoma e responsável;
§
Geração de novas aprendizagens ao longo do processo;
§
Planejamento integrado entre todos os docentes do curso;
§
Compromisso dos docentes com o desenvolvimento do Projeto no
decorrer das Unidades Curriculares, sob a coordenação do docente responsável
pela unidade curricular Projeto Integrador, que tem papel de mediador e
facilitador do processo;
§
Espaço privilegiado para imprimir as Marcas Formativas Senac:
§
-
domínio técnico-científico
-
atitude empreendedora
-
visão crítica
-
atitude sustentável
-
atitude colaborativa
-
protagonismo juvenil, social e econômico (marca formativa da Aprendizagem)
-
atitude saudável (marca formativa da Aprendizagem)
Ao indicar as marcas
formativas específicas dos Programas de Aprendizagem Comercial, o Senac
reconhece a especificidade deste tipo de formação e de seu público-alvo. As
marcas “protagonismo juvenil, social e econômico e atitude saudável” se
articulam com os conteúdos de formação humana e científica (inciso III, do
artigo 10, da Portaria nº 723/12) da seguinte forma:
Protagonismo Juvenil, social
e econômico:
§
Diversidade cultural brasileira;
§
Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e
segurança no trabalho e do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA;
§
Direitos humanos, com enfoque no respeito à orientação sexual,
raça, etnia, idade, credo religioso ou opinião política;
§
Educação fiscal para o exercício da cidadania;
§
Formas alternativas de geração de trabalho e renda com enfoque na
juventude;
§
Educação financeira e para o consumo e informações sobre o mercado
e o mundo do trabalho;
§
Políticas de segurança pública voltadas para adolescentes e
jovens.
Atitude saudável:
§
Noções de direitos de saúde e segurança no trabalho;
§
Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas;
§
Educação para a saúde sexual reprodutiva, com enfoque nos direitos
sexuais e nos direitos reprodutivos e relações de gênero.
O curso Aprendizagem
Profissional Comercial em Serviços Administrativos é composto por três
ocupações, sendo que cada uma possui um projeto integrador, com carga horária
de 16 horas, totalizando 48 horas. O desafio é elaborar propostas de Projetos
Integradores que permitam a articulação das competências de cada ocupação e que,
ao mesmo tempo, mantenham entre si uma unidade – tema central – relacionada à
vida profissional e pessoal dos aprendizes.
Os Projetos Integradores do
curso Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, conforme
exposto, tem como fio condutor a vida e a carreira do jovem aprendiz. Cada Projeto
está vinculado a uma das ocupações profissionais, sendo que, em cada uma delas,
o docente apresentará casos fictícios ou reais articulados à experiência
profissional vivenciada pelos aprendizes. Podem ser utilizadas estratégias como
dramatizações, estudos de caso e debates, de forma que os temas relacionados
sejam abordados com um viés humano, trazendo para o âmbito dos projetos as
situações da vida cotidiana para reflexão. Esta abordagem possibilita o debate a
respeito de questões importantes da vida do jovem, além de constituir
oportunidade de contextualização de todos os conteúdos do artigo 10, inciso
III, da Portaria MTE nº 723/12.
O primeiro Projeto
Integrador relaciona-se à ocupação Recepcionista e tem como proposta de tema
gerador o Atendimento em Serviços de Recepção, o qual exige a mobilização de uma
série de recursos necessários para atender públicos diversos. Para o jovem, significa
atuar com pessoas de gerações, etnias, orientação sexual, credos, gêneros e
linguagens que podem ser diferentes daquelas de sua convivência.
O segundo Projeto Integrador,
relacionado à ocupação Assistente Administrativo, tem como proposta de tema
gerador a análise do Fluxo de documentos e dos processos administrativos, o
qual requer o atendimento à diversos procedimentos e normas das organizações.
Estas atividades envolvem o trabalho em equipe e postura profissional
condizente com a carreira que o jovem pretende seguir, assim como direitos e
deveres inerentes ao seu perfil e área de atuação.
O terceiro Projeto
Integrador, relacionado à ocupação Assistente de Pessoal, tem como proposta de
tema gerador a elaboração de Folha de Pagamento, uma vez que contempla as
rotinas de pessoal da organização e exige o atendimento às normas, benefícios,
legislações trabalhistas e previdenciárias. Para tanto, é necessário que o
jovem atue de forma profissional ao orientar e mediar conflitos, uma vez que o
tema perpassa questões de políticas públicas e respeito à diversidade e aos
direitos humanos.
Os Projetos Integradores
podem ser desenvolvidos por meio de espaços virtuais de produção individual ou
colaborativa, como blogs, comunidades e ferramentas de hipertexto. O aprendiz
pode criar um personagem fictício, cuja vida pessoal e profissional pode servir
de base para a contextualização das situações de trabalho.
Para as Unidades
Operativas que tiverem esta possibilidade, recomenda-se o uso de ambientes de
simulação da vida e/ou jogos interativos virtuais de negócios, como Second life[1]
e a criação de avatares. Essas ferramentas contribuem para despertar o
interesse dos alunos, dado que o uso das tecnologias de informação e
comunicação é se tornou um fator motivacional para as novas gerações.
Sugere-se a consulta aos
exemplos de Projetos Integradores no apêndice A.
O curso de Aprendizagem Profissional
Comercial em Serviços Administrativos deve atender ao disposto na Portaria
MTE nº 723/12, contemplando os conteúdos de formação humana e científica que estão
indicados no inciso III, do art. 10. Desse modo, para que o modelo pedagógico
nacional do Senac, baseado em competências, seja preservado, indica-se que os
conteúdos do referido artigo sejam abordados ao longo de cada Unidade
Curricular de forma contextualizada e, sempre que possível, seja estabelecida
a correlação com os elementos da competência. Portanto, os conteúdos listados
na sequência são indicados para serem contextualizados durante a execução das
Unidades Curriculares 03, 06 e 10:
·
comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e
inclusão digital;
·
raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise
de dados estatísticos;
·
diversidade cultural brasileira;
·
organização, planejamento e controle do processo de trabalho e
trabalho em equipe;
·
noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e
segurança no trabalho e do estatuto da criança e do adolescente - ECA;
·
direitos humanos, com enfoque no respeito à orientação sexual,
raça, etnia, idade, credo religioso ou opinião política;
·
educação fiscal para o exercício da cidadania;
·
formas alternativas de geração de trabalho e renda com enfoque
na juventude; educação financeira e para o consumo e informações sobre o
mercado e o mundo do trabalho;
·
prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas;
·
educação para a saúde sexual reprodutiva, com enfoque nos
direitos sexuais e nos direitos reprodutivos e relações de gênero;
·
políticas de segurança pública voltadas para adolescentes e
jovens; e
·
incentivo à participação individual e coletiva, permanente e
responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, com enfoque na
defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da
cidadania.
|
A partir dos temas geradores,
são necessárias três etapas para a execução do Projeto Integrador:
1°.
Problematização: corresponde ao ponto de partida do projeto. Na definição do tema gerador, deve-se ter em vista uma situação
plausível, identificada no campo de atuação profissional e que perpasse as
competências do perfil de conclusão do curso. Neste momento, é feito o detalhamento do tema gerador e o levantamento das questões que irão
nortear a pesquisa e o desenvolvimento do projeto. As questões devem mobilizar
ações que articulem as competências do curso para a resolução do problema.
2°. Desenvolvimento: para o desenvolvimento do Projeto Integrador, é necessário que os alunos
organizem e estruturem um plano de trabalho. Esse é o momento em que são
elaboradas as estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões
formuladas na etapa de problematização. O plano de trabalho deve ser realizado conjuntamente
pelos alunos e prever situações que extrapolem o espaço da sala de aula,
estimulando a pesquisa em bibliotecas, a visita aos ambientes reais de
trabalho, a contribuição de outros docentes e profissionais, além de outras
ações para a busca da resolução do problema.
3º. Síntese: momento de organização e avaliação
das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos. Nesta etapa, os alunos
podem rever suas convicções iniciais à luz das novas aprendizagens, expressar
ideias com maior fundamentação teórica e prática, além de gerar produtos de
maior complexidade. Ressalta-se que a proposta de solução deve trazer aspectos
inovadores, tanto no próprio produto, quanto na forma de apresentação.
Indicadores para avaliação:
Para avaliação do Projeto
Integrador, são utilizados os seguintes indicadores:
·
Adota estratégias que evidenciam as Marcas Formativas Senac,
inclusive as específicas do Programa de Aprendizagem Profissional Comercial, na
resolução dos desafios apresentado;
·
Elabora síntese do Projeto Integrador, respondendo às
especificações do tema gerador;
·
Apresenta os resultados do Projeto Integrador com coerência,
coesão e criatividade, propondo soluções inovadoras, a partir da visão crítica
da atuação profissional no segmento;
·
Articula as competências do curso no desenvolvimento do Projeto
Integrador.
[1] O Second Life é um
ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e
social do ser humano. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Second_Life. Acesso em 05/12/2014 e em: http://secondlife.com/?lang=pt-BR&gclid=CjwKEAiAzIWkBRDO5LDEn8G1nAUSJADnHq_5j-re-IOsOG6ON6XY6wg5FbqOky3MHy0my-ZklVUmshoCctnw_wcB. Acesso em 05/12/2014.
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