A organização, o controle
e a administração do estoque
Problematização: A organização, o controle e a
administração do estoque requerem procedimentos específicos em qualquer empresa
e exigem dos profissionais a responsabilidade e o desafio de fazerem um
acompanhamento efetivo. Alguns
aprendizes que vivenciam situações práticas referentes à realização de tarefas
como controle de estoque e elaboração de inventários periódicos, identificam
que a empresa onde realizam a prática profissional da aprendizagem não possuem
controle efetivo sobre essas atividades. Em alguns casos, observam que os
produtos encontram-se mal conservados e empilhados de forma desorganizada, além
de não haver controle e registro do que entrava e saía da empresa, o que
propiciava desperdício e casos de furto.
Desenvolvimento: A partir do relato dos aprendizes sobre
as atividades administrativas de controle de equipamentos, materiais e
produtos, os docentes poderão propor situações de aprendizagem que envolvam a
utilização de ferramentas de controle de estoque; educação fiscal para o exercício
da cidadania; educação financeira e para o consumo e informações sobre o
mercado e o mundo do trabalho; organização, planejamento e controle do processo
de trabalho e trabalho em equipe; construção e utilização de um inventário de
estoque, fazendo com que os alunos proponham ações de melhorias no controle de
estoque e na organização e conservação dos materiais e produtos.
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