Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Como utilizar as funções PROCV e PROCH no Excel.

Se você já utiliza o Excel há um certo tempo, com certeza você já ouviu falar de um “tal” de PROCV e/ou PROCH.
Nesse post, você finalmente vai entender o que quer dizer esses termos (PROCV e PROCH), bem como vai aprender de maneira prática a utilizar essas úteis funções no Excel.
Curiosidade: Você sabia que PROCV, signifca PROCURAR NA VERTICAL (PROC de Procurar, V de Vertical) e PROCH significa PROCURAR NA HORIZONTAL (PROC de Procurar, H horizontal)
Essa função de “procurar” serve basicamente, para você encontrar e trazer para sua planilha valores que estão em outra planilha. Por Exemplo, se você tem uma planilha que contém várias informações, mas você precisa condensar somente algumas informações nessa nova planilha, basta você usar a função PROCV ou PROCH, dependendo de como está o formato dessa planilha em Excel. Se os dados estiverem distribuídos verticalmente (informações por colunas) você deve usar o PROCV, mas se estiverem distribuídas horizontalmente, você deve usar o PROCH





https://www.youtube.com/watch?v=t-xdWIF9j7c
PROCH









TANGRAM



https://www.youtube.com/watch?v=KNA4PaTVfSM

Dinâmica “do Tangram”

Objetivo(s): refletir sobre a importância da participação política dos usuários junto à instituição no sentido de promover as mudanças almejadas.


Metodologia: colar / escrever em cada peça do quebra-cabeça japonês Tangram (foto abaixo) uma “peça” importante que compõe a instituição na qual você e os usuários estão inseridos (por exemplo, em uma escola: alunos, professores, grêmio estudantil, famílias, CEC, direção, funcionários). Embaralhar as peças e pedir para os participantes, de forma coletiva, montar um quadrado com todas as peças do quebra-cabeça em cinco minutos. Dar um tempo extra caso não tenham conseguido. Depois fazer a reflexão crítica sobre a importância da participação ativa de cada uma dessas “peças” junto à instituição no sentido de que esta venha, com isso, atender aos interesses da maioria. Falar das dificuldades inerentes a esses processos de disputas e mudanças e fazer relação com a dificuldade vivenciada pelo grupo na montagem do Tangram.





Nenhum comentário: