Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

ORATÓRIA: 10 CAMINHOS PARA FALAR BEM EM PÚBLICO

https://www.youtube.com/watch?v=Fy2Nx1D7tgE


Fonte: http://tutano.trampos.co/11794-oratoria-falar-bem-publico/


  • Processo de comunicação: conceitos, fundamentos, uso de oratória.
Os dez caminhos 

1. PERDER O MEDO Conheça sua plateia: reúna o maior volume possível de informação sobre o seu público, assim você conseguirá adaptar sua falar para seus ouvintes. Conheça seu assunto: faça uma apresentação atualizada. Não corra o risco de o público conhecer o tema mais do que você. Esteja preparado: não cometa o erro maior (aliás, amador) de não estar preparado. Encare seus ouvintes: procure o contato visual com a plateia. Ao primeiro aceno positivo que receber, sua autoconfiança aumentará. Considere que as pessoas que se dispuseram a ouvi-Io estão ali para ver o seu sucesso e aprender com você. Fale com entusiasmo: não imite ninguém. Mas fale de modo entusiasmado, com emoção. 

2. O TOM NATURAL DA FALA 
3. ANTES DE ENTRAR NO ASSUNTO 
4. VOCABULÁRIO ADEQUADO 
5. CONTROLE EMOCIONAL 
6. A LINGUAGEM DO CORPO 
7. A DIREÇÃO DO ROSTO 
8. O CUIDADO MATERIAL 
9. O MICROFONE 
10. O ENCERRAMENTO

Fonte: http://tutano.trampos.co/11794-oratoria-falar-bem-publico/



http://tutano.trampos.co/11794-oratoria-falar-bem-publico/





Cinco problemas mais frequentes no ambiente de trabalho.

O que prejudica o ambiente de trabalho? Quais são os conflitos mais comuns entre os profissionais?

Antônio Alves dos Santos




"Pessoas não resistem a mudanças. Elas resistem a serem mudadas.
                                                 (Peter Scholtes)



Todo ambiente de trabalho é complexo, pois estamos lidando com seres humanos com diversas opiniões, atitudes, comportamentos e características diferentes. E sempre queremos que as nossas opiniões e idéias sejam aceitas, porém sempre existe uma melhor e prevalece o bom senso, objetivando o melhor resultado para as organizações com um todo. Quem nunca passou por problemas com seus colegas de trabalho, afinal ficamos a maior parte do nosso tempo no trabalho do que em casa, com os nossos familiares.Anna Carolina comenta sobre esse tema.Para responder a essas perguntas e ajudar na promoção de uma estrutura saudável, o ZAP Empregos enumerou os principais problemas e as soluções sugeridas por consultores, especialistas em mercado de trabalho e coaches.


1.RUÍDO NA COMUNICAÇÃOAlém de ser o mais frequente, é também o empecilho mais amplo de todos, pois pode ser provocado por diversos fatores. Um deles é a falta de clareza nas ordens. ?Um gerente passa uma instrução, mas às vezes faz isso de forma muito rápida e a equipe não entende tudo. Ao invés de tirar as dúvidas, ela deduz o que o líder quis dizer e acaba entregando um resultado diferente do esperado?, afirma Renato Grinberg, especialista em mercado de trabalho e diretor geral do Trabalhando.com.br.O coach e consultor do Instituto EcoSocial José Carlos Ermoso aponta que a própria estrutura de um lugar pode gerar complicações na hora de se comunicar. ?Em empresas muito grandes geralmente um profissional se reporta a diferentes chefes. Como cada um tem um estilo de liderança e cada um delega tarefas diferentes, se não houver um sistema bem estruturado a pessoa pode fazer confusão.?
SOLUÇÃO ? Como a comunicação é responsabilidade das duas partes, o ideal é que tanto o emissor seja claro, quanto o receptor avalie se entendeu o recado. ?Fale com as suas próprias palavras o que a pessoa disse e pergunte ?é isso que você está querendo???, sugere Grinberg.Outra saída é usar os canais de comunicação de uma companhia, que podem ser desde as reuniões de acompanhamento de objetivos até jornais internos. ?Qualquer meio que cumpra o objetivo de comunicar assuntos da empresa de forma oficial ajuda a evitar boatos e estresse?, explica Sônia Estancioni, sócia da consultoria Dynargie Brasil.


2.AUSÊNCIA DE FEEDBACK
Esse problema também está relacionado a comunicação, porém é mais específico: diz respeito a falta de troca de opiniões e da busca pelo retorno dos membros da equipe. ?A maioria dos gestores não faz o acompanhamento que deveria fazer. Falta uma monitoração e uma resposta em relação ao trabalho entregue?, avalia Sônia.Na opinião de Grinberg, quando um líder não escuta sua equipe ele não sabe o que está acontecendo no meio deles, quais são as dificuldades e até quais as sugestões. ?A ideia é não se sentir o dono da verdade, e sim saber ouvir os membros do grupo.?

SOLUÇÃO ?
Denominada ?avaliação 360º?, essa ferramenta é muito eficaz na promoção de uma comunicação aberta, pois permite que o profissional seja analisado tanto pelos seus superiores quanto por aqueles que ocupam uma posição menor. ?Ela consiste em uma pessoa ouvir do seu chefe e dos seus pares quais são os seus pontos fortes e fracos. A ideia é que todos sejam avaliados por todos?, explica o coach Carlos Cruz.Cruz também comenta que, no caso de o gestor não fazer o acompanhamento e buscar o parecer da equipe, cabe ao funcionário perguntar para o chefe ?qual é a minha parte nisso?? ou ?o que posso fazer para ajudar??. ?Ela deve pedir um feedback, mostrandoatitude e interesse pelo trabalho?, afirma Cruz.


3.FALTA DE DISCIPLINA
Segundo Grinberg, existe uma cultura brasileira de não respeitar horários, que é muito prejudicial ao funcionamento de uma empresa. ?Você marca uma reunião às 10h, só que um chega às 10h15, outro às 10h20...?, diz.Além desse problema com o relógio, há também uma falta de disciplina no cumprimento de metas. Alguns profissionais têm dificuldade em respeitar prazos e, quando são cobrados, dizem que já estão entregando ou, nas palavras do especialista em mercado de trabalho, ?estão dando um jeitinho brasileiro?.

SOLUÇÃO ?
Para conflitos desse tipo a solução é simples: aplicar punições. ?Quando você marcar uma reunião avise a todos que existe uma tolerância de cinco minutos e que, passado esse tempo, ninguém mais entra na sala.? Pode ser que uma medida radical gere algum estresse inicialmente, mas as pessoas acabam se adaptando e aprendendo a ser mais disciplinadas.Outra opção é aplicar uma punição que atinja o bolso dos profissionais. Por exemplo, quando assumiu a presidência da Volkswagen do Brasil, o alemão Thomas Schmall começou a ?multar? os executivos que se atrasavam para reuniões agendadas. Ao final do ano, o dinheiro é doado a instituições de caridade.


4.PROMOÇÕES ERRADAS
É verdade que isso já não é tão recorrente, mas ainda acontece de um profissional com conhecimento técnico, porém pouca habilidade para chefe, ser promovido para um cargo de liderança. Isso é um problema na medida em que essa pessoa não vai saber conduzir sua equipe e obter os melhores resultados dela. ?Alguns profissionais têm boa formação e competência, mas não têm o perfil de líder pois não são tão bons em se relacionar com os outros?, diz Ermoso.

SOLUÇÃO ?
Para evitar uma situação constrangedora em que o promovido retorna ao seu antigo cargo, o consultor do Instituto EcoSocial diz que o ideal é a pessoa responsável pelo reposicionamento dos funcionários ter uma visão ampla para perceber que nem sempre o profissional competente tem capacidade de ocupar um cargo de gerência.Nesses casos, a empresa deve promover o crescimento horizontal do funcionário, que consiste em investir nesse trabalhador, colocar a sua disposição todas as ferramentas para ele aprimorar suas habilidades e prepará-lo para ocupar uma posição que não necessariamente é de liderança. ?Esse crescimento visa o desenvolvimento da pessoa dentro do cargo que ela ocupa atualmente?.


5.FALTA DE PROFISSIONALISMOSegundo Renato Grinberg, algumas pessoas se esquecem de algo óbvio e que nem precisaria ser mencionado: no horário de trabalho deve-se trabalhar. Ao invés de resolver questões da empresa e cumprir com as suas funções, alguns usam boa parte das suas oito horas para lidar com assuntos particulares ou até para o entretenimento. ?Ligações pessoais, acesso ao Orkut, conversas no msn são exemplos de práticas que muitos fazem em detrimento do trabalho?.

SOLUÇÃO ?
O bom senso por parte do funcionário seria o mais indicado, porém, na falta deste, o especialista em mercado de trabalho dá uma sugestão: ?aqui na Trabalhando.com.br estabelecemos que, além do horário de almoço, a partir das 16h a pessoa tem dez minutos para fazer o que quiser?.


https://www.youtube.com/watch?v=SjThur8ojcU&t=43s



quinta-feira, 23 de novembro de 2017

REVISÃO

ETAPA 01 - MICROSOFT WORD.


ATIVIDADE 01


ATIVIDADE 02



ATIVIDADE 03



ATIVIDADE 04



________________________________________________________ 


ETAPA 02 - POWER POINT

1) Com as imagens abaixo criar uma apresentação no power point com um total de 10 slides.
2) Inserir Imagens nos slides que apresentam figuras como no exemplo.
3) Criar animações e transições em cada slide.
4) Baixar uma música de fundo pelo youtube usando o conversor online e colocar como fundo musical.
5) Salvar no formato PDF
6) Enviar para o professor Marcos os dois arquivos no formato PPT E PDF.


















ATIVIDADE ALUNOS CMDCA -

EDITOR DE PROJETO VISUAL GRÁFICO


FERRAMENTAS PARA TRATAMENTO DE IMAGENS

PROGRAMA COREL DRAW


Tratar imagens vetoriais e bitmaps, segundo fundamentos de imagem digital, das características e aplicações das ferramentas de produção visual, dos princípios da teoria da cor e da forma, dos princípios de tratamento de imagem, das noções de desenhos bitmap e vetoriais e características de importação e exportação de arquivos, para utilização em softwares de ilustração ou editoração.

TRABALHOS REALIZADOS POR ALUNOS TURMA VESPERTINA.












segunda-feira, 20 de novembro de 2017

ARQUIVO




ARQUIVO:



O termo arquivo deriva do latim archīvum, embora a sua origem mais remota se encontre na língua grega e se possa traduzir por “sede do governo”. O termo é usado para se referir ao conjunto ordenado de documentos que uma sociedade, uma instituição ou uma pessoa elabora no âmbito das suas actividades e funções.
Os arquivos podem ser divididos em:

Ativo ou temporário – São os que contêm documentos em uso constante; 

Inativo ou intermediário – São os que contêm documentos de menor frequência de uso. Da lista a seguir, uns poderão ficar no arquivo inativo e outros no arquivo morto:

a. Todo documento que estabelece um direito em favor de uma pessoa, uma organização ou de uma coletividade; 

b. Todo documento que determina uma obrigação permanente; 

c. Todo documento, mesmo de efeito temporário, que possa servir para provar um direito ou uma obrigação; 

d. Todo documento que abre um precedente; 

e. Todo documento que fornece informação sobre a organização, o funcionamento ou a história de um serviço da instituição, sociedade, etc.;

f. Todo documento que prova um direito permanente; 

g. Em princípio, todos os projetos que têm relação direta com a instituição ou sociedade mantenedora do arquivo (plantas-projetos de construção, ampliação, etc.);

h. Documentos de valor permanente (estabelecido pelo Código Civil e comercial brasileiro), tais como contratos, escrituras, documentos legais em geral, etc. 

Morto ou permanente – São os que contêm os documentos de frequência praticamente nula
Uma empresa geralmente tem uma grande quantidade de documentos importantes, que são emitidos diariamente. Por isso, mantê-la organizada é um fator fundamental para que esta não perca produtividade e competitividade.
Você já deve estar se questionando: “Que funcionário nunca ficou horas procurando um papel importante?”. Além do desgaste físico que isso causa, o tempo também é um fator importante a ser considerado.

Estabeleça um local específico para guardar os documentos

O mais importante é sempre ter um local em que todas as papeladas físicas ou digitais estarão reunidas. Desta maneira, você evita que as pessoas fiquem procurando em vários locais.
Empresas maiores podem ter um arquivo maior, que pode até ser uma sala, dependendo da demanda de documentos. Porém, com o advento da tecnologia no meio tributário e fiscal, é importante para o Governo que o contribuinte tenha todos seus documentos fiscais eletrônicos seguros e, caso esses documentos estejam centralizados, é ainda melhor para encontrá-los e fazer a entrega e obrigações.
Gostando do conteúdo? Assine nossa newsletter abaixo e receba conteúdos como esse no seu e-mail profissional com notícias, boas práticas e atualizações das obrigações contábeis.


Organize e armazene seus documentos 

A organização de documentos pode ser bastante distinta. Você pode separar os papéis por datas, temas, clientes, ou como preferir. Esta separação vai fazer com que seja muito mais fácil achar qualquer papelada específica.
Por exemplo, é possível ter uma pasta apenas com contratos, outra com documentos internos e assim por diante.
Com relação aos seus documentos fiscais, é importante ter a garantia de que todos têm validade jurídica para que as obrigações como o SPEDsejam entregues corretamente. Dessa forma, com a ajuda de uma plataforma de consulta e armazenamento de documentos fiscais, a empresa consegue filtrar Notas Fiscais eletrônicas (NFes), Conhecimentos de Transporte eletrônicos (CTes) e Notas Fiscais de Serviço eletrônicas (NFSes), por etiquetas, código de barras, CFOP entre outros atributos presentes no arquivo XML.

Tenha uma ferramenta para auxiliar nesta tarefa

Para os documentos físicos, despende-se um esforço humano um tanto caro, por isso o melhor é automatizar todos os processos. Já no caso dos documentos fiscais, que seguem o padrão eletrônico, é possível centralizar e fazer a gestão totalmente online, dependendo de menos pessoas, tornando o processo muito mais eficaz e evitando extravios, melhorando a rapidez na busca por uma determinada documentação, etc.
A ferramenta especializada em consulta, download e gestão de documentos fiscais como NFes e CTes diretamente da Secretaria da Fazenda é o Arquivei. A plataforma disponibiliza suas notas fiscais sem a necessidade da digitação de chave de acesso. Teste gratuitamente e comece a organizar seus documentos de forma otimizada.

A importância da segurança no armazenamento de arquivos

Salvar documentos importantes na nuvem (cloud computing) é uma das saídas mais interessantes e rápidas para a segurança e praticidade de sua organização.
Através da Amazon, serviço utilizado pela plataforma Arquivei, é possível assegurar que seus documentos fiscais estarão armazenados sem qualquer risco de perda, inclusive contra ataque de vírus como o rasomware, que para devolver os arquivos para as empresas cobrou cerca de R$928.
No âmbito legal, não armazenar notas fiscais pode acarretar em multas que podem ultrapassar o valor de R$ 1 mil por documento perdido. De acordo com a legislação brasileira, a nota fiscal precisa ser armazenada por cinco anos.
Empresas que conseguem manter uma boa organização em seus documentos e arquivos têm muito mais qualidade nos serviços prestados, mais produtividade e consequentemente, melhor lucratividade. Mesmo que organizar tudo dê um pouco de trabalho, o resultado vale a pena!
E você, gestor, como organiza os documentos da sua empresa? Já pensou em alguma alternativa em nuvem? Compartilhe com a gente sua opinião sobre o tema!

SITUAÇÃO PROBLEMA

CRIAR REUNIÃO EXECUTIVA

DADOS:
EMPRESA DELTA
REUNIÃO FILIAL MAFRA

PARTICIPANTES:
SUPERVISOR JOINVILLE
GERENTE LOCAL
05 VENDEDORES

REQUISITOS:

DEFINIR OU PREVER:

LOCAL - SALA
HORÁRIO: DE 60 A 90 MINUTOS
NOTEBOOK OU COMPUTADOR - DATA SHOW
MATERIAL APOIO
COFEE BRACK
LISTA DE PRESENÇA

Check-list Para Planejar Sua Próxima Grande Reunião

Na teoria, todos compreendem que a preparação pode significar o sucesso ou o fracasso de uma reunião importante. Quanto mais trabalho você faz antes de entrar na sala de reuniões, mais eficiente e produtivo será. Mas quem tem tempo de preparar de modo adequado? Nossa check-list tornará o preparo de reuniões mais rápido e fácil – certifique-se de imprimi-la ou salve em seu computador para uso futuro. Cada passo é descrito com mais detalhes abaixo. O uso da check-list e dos princípios que a norteiam garantem a cobertura e antecipação de todos os aspectos e possibilidades—e certeza de que as pessoas não percam tempo (inclusive o seu).
Check-list para preparação de reunião
Utilize essa ferramenta para se preparar para sua próxima grande reunião
Você:
Identificou o objetivo da reunião?
Certificou-se de que ela é realmente necessária?
Elaborou uma pauta preliminar?
Selecionou os participantes corretos e designou papéis?
Decidiu onde e quando realizar a reunião?
Confirmou a disponibilidade do espaço?
Enviou o convite?
Enviou a pauta preliminar para os principais participantes e interessados?
Enviou leituras preliminares ou solicitações que exijam um preparo antecipado?
Acompanhou as questões junto aos convidados pessoalmente, se apropriado?
Escolheu o processo de tomada de decisão que será adotado (voto por maioria, consenso do grupo ou escolha do líder)?
Identificou, organizou e testou qualquer equipamento que seja necessário?
Finalizou a pauta e a distribuiu a todos os participantes?
Verificou se todos os participantes principais estarão presentes e saberão seus papéis?
Preparou- se (elaborou apresentações, imprimiu o material a ser distribuído, etc…)?
Identifique o objetivo da reunião
Você precisa tomar uma decisão, resolver um problema, encorajar a equipe, ou informá-la de uma nova iniciativa? Esclarecer o objetivo de sua reunião é o primeiro e mais importante passo do planejamento – ele é o fio condutor de todos os outros elementos em sua preparação.
Certifique-se de que a reunião é realmente necessária
Não acrescente uma outra reunião sem pensar em outras maneiras de realizar seu objetivo primeiro. É melhor não fazer reunião se:
Não tiver tempo para preparar
Houver outro método de comunicação que também resolva a questão
Estiver lidando com um tópico sensível ou uma questão de pessoal em que uma abordagem individual seria a melhor opção
For preciso solicitar uma série de opiniões individuais
Elaborar uma pauta preliminar
Estabeleça uma sequência para a reunião. Planeje o tempo para uma breve introdução para contextualizar e uma discussão dos próximos passos no final. Decida quanto tempo dedicar a cada item e qual ordem faz sentido. Quanto mais longa a reunião mais difícil será para as pessoas manterem o foco, de modo que é sempre bom fazer um cálculo um pouco menor do quanto seu grupo é capaz de cobrir no tempo determinado.
Selecionar os participantes corretos
Considere quem poderá ajudá-lo a alcançar o seu objetivo e quem será afetado pelo resultado da reunião. Identifique quem são os principais tomadores de decisão, pessoas que têm conhecimento (ou interesse) no tópico em questão, aqueles que precisam ser informados a fim de desempenharem seus trabalhos e qualquer pessoa que seja necessária para implementar as decisões tomadas. E quanto ao tamanho? As reuniões para resolução de problemas devem envolver poucas pessoas (por volta de 8). Inclua mais pessoas no caso de reuniões para brainstorming (até 18 pessoas). Se estiver fazendo atualizações ou encorajando a equipe, inclua quantos quiser. Porém, lembre-se. Tempo é dinheiro. Tenha consciência dos efeitos em cascata que sua reunião pode ter sobre o tempo das pessoas em toda a organização – e somente convide aqueles cuja presença é absolutamente necessária.
Designe papéis aos participantes
Designar aos participantes um papel específico a desempenhar pode aumentar o foco e o envolvimento. Considere os seguintes papéis:
Um facilitador conduz a discussão, assegurando-se de que todos os lados da questão são levantados (esse é um bom trabalho para aqueles que estão desenvolvendo habilidades de liderança e praticando a neutralidade). 
Um anotador apreende as ideias e decisões principais e distribui anotações (isso dá a chance às pessoas tímidas de participarem).
Um controlador do tempo ajuda na evolução da discussão de modo eficiente.
Um colaborador mantém a discussão ativa e sem perder o foco.
Um especialista compartilha conhecimento sobre questões específicas. Uma vantagem: pode-se pedir a um especialista que participe somente de parte da reunião, mantendo assim sua contribuição enfocada.
Decida onde e quando realizar a reunião e confirme a disponibilidade do espaço
O espaço da reunião ajuda a dar o tom. Você quer que sua reunião seja informal e íntima? Escolha uma sala pequena e coloque as cadeiras em círculo. Formal e rigorosa? Uma sala de conferência provavelmente funcionará melhor. A participação dos membros será de modo virtual? Certifique-se de que seu equipamento permite que todos ouçam, participem ou vejam as pessoas na sala (se utilizar a vídeo conferência).
Envie o convite e pauta preliminar aos principais participantes e interessados
Assegure-se de que os participantes saibam o objetivo da reunião. Considere enviar um convite individual além do convite pela agenda eletrônica- ou falar pessoalmente com o convidado- se houver alguma possibilidade de o convite passar despercebido ou se quiser se certificar de que um participante-chave estará presente.
Envie antecipadamente quaisquer relatórios, leituras preliminares ou solicitações no caso de materiais que possam exigir um preparo dos participantes
Envie qualquer leitura preliminar com um dia ou dois de antecedência de sua reunião e esclareça que a ideia é que os participantes analisem antes os materiais. Esteja preparado também para enfatizar alguns trechos das leituras para aqueles que não tiveram tempo de ler.
Identifique o processo de tomada de decisão que será utilizado na reunião
Escolha um método de tomada de decisão com antecedência a fim de assegurar que a reunião seja concluída com um resultado claro.
O voto por maioria permite que todos sejam ouvidos e geralmente é considerado justo – mas esteja ciente de que pode ser difícil para alguns declararem sua opinião em público.
O consenso do grupo permite aos participantes compartilharem sua área de especialidade e aumenta a oportunidade de convencimento por parte de todos os indivíduos.
A escolha do líder costuma ser a abordagem mais rápida, de modo que é a mais apropriada numa crise. O risco é que algumas ideias deixam de ser ouvidas. Como resultado, pode ser que tenha que se esforçar mais para que os céticos embarquem na empreitada, especialmente durante a implementação.
Identificar, organizar e testar qualquer equipamento necessário
Decida se fará uso de ferramentas de colaboração ou produtividade (como GoogleDocs, um serviço de compartilhamento de tela ou um dispositivo de gravação de áudio) durante sua reunião. Confirme e verifique o espaço da reunião e instale ou teste qualquer equipamento necessário com antecedência. Esse passo parece óbvio demais, mas algumas vezes é difícil reservar tempo para detalhes logísticos — e você não vai querer desperdiçar sua reunião cuidadosamente planejada tentando resolver questões tecnológicas. Se tiver alguma dificuldade com isso, peça a ajuda de um colega que já utilizou o equipamento antes (ou convoque um representante do departamento de tecnologia da informação).
Finalizar a pauta e distribuí-la a todos os participantes
Se a pauta foi alterada, distribua a versão final aos participantes. Assegure-se de que esteja pronto para conduzir a discussão para cada item da pauta ou de que designou os itens aos participantes apropriados.
Acompanhar as questões com convidados pessoalmente, se apropriado
Confirmar pessoalmente com as pessoas que não responderam ao seu convite ou que precisam estar na reunião a fim de que essa seja produtiva. Se você designou papéis, verifique se os participantes compreenderam as funções que desempenharão.
Prepare-se
Você elaborou e praticou sua apresentação, imprimiu o material a ser distribuído e cuidou de quaisquer outros detalhes de última hora? O trabalho da preparação aumentará sua confiança e o fará com que esteja pronto para uma reunião bem sucedida.










terça-feira, 14 de novembro de 2017

APRENDIZAGEM PROFISSIONAL COMERCIAL EM SERVIÇOS DE VENDAS

 APRENDIZAGEM PROFISSIONAL COMERCIAL EM SERVIÇOS DE VENDAS

ORIENTAR CLIENTES EM RELAÇÃO ÀS MERCADORIAS, PRODUTOS E SERVIÇOS


  • Educação financeira e para o consumo e informações sobre o mercado e o mundo do trabalho (art. 10 - MTE 723/12);
  • Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos (art. 10 - MTE 723/12);
  • Planilha eletrônica: funções básicas, elaboração, organização e formatação de dados.


ATIVIDADE:


ESTUDO DE CASO E APLICABILIDADE COM FOLHA DE PAGAMENTO.


segunda-feira, 13 de novembro de 2017

TÉCNICAS DE RECEPÇÃO E SECRETARIADO aula 03

TÉCNICAS DE RECEPÇÃO E SECRETARIADO
Aula 03.

Conhecimentos
  • Técnicas de atendimento ao cliente: postura profissional, proatividade, assertividade, resolução de conflitos, atendimento pessoal, telefônico e eletrônico.
  • Ferramentas de recepção e secretariado: elaboração de agenda, uso do telefone, email, criação e arquivamento de documentos organizacionais (ofício, memorando e carta comercial).
  • Processo de comunicação: conceitos, fundamentos, uso de oratória.
Indicadores de Competências
  • Descreve o processo de recepção, secretariado e atendimento, e como ele atua dentro da estrutura da empresa;
  • Atua nas ações de secretariado e apresenta postura profissional conforme as necessidades de trabalho.

Os dez documentos essenciais de uma empresa

Manter a documentação em dia pode evitar multas



Leia mais: https://oglobo.globo.com/economia/bb-mpe/os-dez-documentos-essenciais-de-uma-empresa-18254164#ixzz4yKsNSgRj 
stest 



https://oglobo.globo.com/economia/bb-mpe/os-dez-documentos-essenciais-de-uma-empresa-18254164


Criar uma nova agenda


Você pode criar agendas para acompanhar diferentes tipos de eventos. Por exemplo, é possível criar uma agenda "Futebol" para rastrear treinos e jogos que acontecerão


https://support.google.com/calendar/answer/37095?hl=pt-BR


ATIVIDADE CRIAR 10 CADASTROS PARA EMPRESA SENAC.















MODELOS COREL CMDCA

TECLA F11 PREENCHIMENTO
AULA 01 - AULA 02
CARTAZ