TÉCNICAS DE RECEPÇÃO E SECRETARIADO |
O termo arquivo deriva do latim archīvum, embora a sua origem mais remota se encontre na língua grega e se possa traduzir por “sede do governo”. O termo é usado para se referir ao conjunto ordenado de documentos que uma sociedade, uma instituição ou uma pessoa elabora no âmbito das suas actividades e funções.
Os arquivos podem ser divididos em:
Ativo ou temporário – São os que contêm documentos em uso constante;
Inativo ou intermediário – São os que contêm documentos de menor frequência de uso. Da lista a seguir, uns poderão ficar no arquivo inativo e outros no arquivo morto:
a. Todo documento que estabelece um direito em favor de uma pessoa, uma organização ou de uma coletividade;
b. Todo documento que determina uma obrigação permanente;
c. Todo documento, mesmo de efeito temporário, que possa servir para provar um direito ou uma obrigação;
d. Todo documento que abre um precedente;
e. Todo documento que fornece informação sobre a organização, o funcionamento ou a história de um serviço da instituição, sociedade, etc.;
f. Todo documento que prova um direito permanente;
g. Em princípio, todos os projetos que têm relação direta com a instituição ou sociedade mantenedora do arquivo (plantas-projetos de construção, ampliação, etc.);
h. Documentos de valor permanente (estabelecido pelo Código Civil e comercial brasileiro), tais como contratos, escrituras, documentos legais em geral, etc.
Morto ou permanente – São os que contêm os documentos de frequência praticamente nula
Ativo ou temporário – São os que contêm documentos em uso constante;
Inativo ou intermediário – São os que contêm documentos de menor frequência de uso. Da lista a seguir, uns poderão ficar no arquivo inativo e outros no arquivo morto:
a. Todo documento que estabelece um direito em favor de uma pessoa, uma organização ou de uma coletividade;
b. Todo documento que determina uma obrigação permanente;
c. Todo documento, mesmo de efeito temporário, que possa servir para provar um direito ou uma obrigação;
d. Todo documento que abre um precedente;
e. Todo documento que fornece informação sobre a organização, o funcionamento ou a história de um serviço da instituição, sociedade, etc.;
f. Todo documento que prova um direito permanente;
g. Em princípio, todos os projetos que têm relação direta com a instituição ou sociedade mantenedora do arquivo (plantas-projetos de construção, ampliação, etc.);
h. Documentos de valor permanente (estabelecido pelo Código Civil e comercial brasileiro), tais como contratos, escrituras, documentos legais em geral, etc.
Morto ou permanente – São os que contêm os documentos de frequência praticamente nula
Uma empresa geralmente tem uma grande quantidade de documentos importantes, que são emitidos diariamente. Por isso, mantê-la organizada é um fator fundamental para que esta não perca produtividade e competitividade.
Você já deve estar se questionando: “Que funcionário nunca ficou horas procurando um papel importante?”. Além do desgaste físico que isso causa, o tempo também é um fator importante a ser considerado.
Estabeleça um local específico para guardar os documentos
O mais importante é sempre ter um local em que todas as papeladas físicas ou digitais estarão reunidas. Desta maneira, você evita que as pessoas fiquem procurando em vários locais.
Empresas maiores podem ter um arquivo maior, que pode até ser uma sala, dependendo da demanda de documentos. Porém, com o advento da tecnologia no meio tributário e fiscal, é importante para o Governo que o contribuinte tenha todos seus documentos fiscais eletrônicos seguros e, caso esses documentos estejam centralizados, é ainda melhor para encontrá-los e fazer a entrega e obrigações.
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Organize e armazene seus documentos
A organização de documentos pode ser bastante distinta. Você pode separar os papéis por datas, temas, clientes, ou como preferir. Esta separação vai fazer com que seja muito mais fácil achar qualquer papelada específica.
Por exemplo, é possível ter uma pasta apenas com contratos, outra com documentos internos e assim por diante.
Com relação aos seus documentos fiscais, é importante ter a garantia de que todos têm validade jurídica para que as obrigações como o SPEDsejam entregues corretamente. Dessa forma, com a ajuda de uma plataforma de consulta e armazenamento de documentos fiscais, a empresa consegue filtrar Notas Fiscais eletrônicas (NFes), Conhecimentos de Transporte eletrônicos (CTes) e Notas Fiscais de Serviço eletrônicas (NFSes), por etiquetas, código de barras, CFOP entre outros atributos presentes no arquivo XML.
Tenha uma ferramenta para auxiliar nesta tarefa
Para os documentos físicos, despende-se um esforço humano um tanto caro, por isso o melhor é automatizar todos os processos. Já no caso dos documentos fiscais, que seguem o padrão eletrônico, é possível centralizar e fazer a gestão totalmente online, dependendo de menos pessoas, tornando o processo muito mais eficaz e evitando extravios, melhorando a rapidez na busca por uma determinada documentação, etc.
A ferramenta especializada em consulta, download e gestão de documentos fiscais como NFes e CTes diretamente da Secretaria da Fazenda é o Arquivei. A plataforma disponibiliza suas notas fiscais sem a necessidade da digitação de chave de acesso. Teste gratuitamente e comece a organizar seus documentos de forma otimizada.
A importância da segurança no armazenamento de arquivos
Salvar documentos importantes na nuvem (cloud computing) é uma das saídas mais interessantes e rápidas para a segurança e praticidade de sua organização.
Através da Amazon, serviço utilizado pela plataforma Arquivei, é possível assegurar que seus documentos fiscais estarão armazenados sem qualquer risco de perda, inclusive contra ataque de vírus como o rasomware, que para devolver os arquivos para as empresas cobrou cerca de R$928.
No âmbito legal, não armazenar notas fiscais pode acarretar em multas que podem ultrapassar o valor de R$ 1 mil por documento perdido. De acordo com a legislação brasileira, a nota fiscal precisa ser armazenada por cinco anos.
Empresas que conseguem manter uma boa organização em seus documentos e arquivos têm muito mais qualidade nos serviços prestados, mais produtividade e consequentemente, melhor lucratividade. Mesmo que organizar tudo dê um pouco de trabalho, o resultado vale a pena!
E você, gestor, como organiza os documentos da sua empresa? Já pensou em alguma alternativa em nuvem? Compartilhe com a gente sua opinião sobre o tema!
SITUAÇÃO PROBLEMA
CRIAR REUNIÃO EXECUTIVA
DADOS:
EMPRESA DELTA
REUNIÃO FILIAL MAFRA
PARTICIPANTES:
SUPERVISOR JOINVILLE
GERENTE LOCAL
05 VENDEDORES
REQUISITOS:
DEFINIR OU PREVER:
LOCAL - SALA
HORÁRIO: DE 60 A 90 MINUTOS
NOTEBOOK OU COMPUTADOR - DATA SHOW
MATERIAL APOIO
COFEE BRACK
LISTA DE PRESENÇA
Check-list Para Planejar Sua Próxima Grande Reunião
Na teoria, todos compreendem que a preparação pode significar o sucesso ou o fracasso de uma reunião importante. Quanto mais trabalho você faz antes de entrar na sala de reuniões, mais eficiente e produtivo será. Mas quem tem tempo de preparar de modo adequado? Nossa check-list tornará o preparo de reuniões mais rápido e fácil – certifique-se de imprimi-la ou salve em seu computador para uso futuro. Cada passo é descrito com mais detalhes abaixo. O uso da check-list e dos princípios que a norteiam garantem a cobertura e antecipação de todos os aspectos e possibilidades—e certeza de que as pessoas não percam tempo (inclusive o seu).
Check-list para preparação de reunião
Utilize essa ferramenta para se preparar para sua próxima grande reunião
Você:
Identificou o objetivo da reunião?
Certificou-se de que ela é realmente necessária?
Elaborou uma pauta preliminar?
Selecionou os participantes corretos e designou papéis?
Decidiu onde e quando realizar a reunião?
Confirmou a disponibilidade do espaço?
Enviou o convite?
Enviou a pauta preliminar para os principais participantes e interessados?
Enviou leituras preliminares ou solicitações que exijam um preparo antecipado?
Acompanhou as questões junto aos convidados pessoalmente, se apropriado?
Escolheu o processo de tomada de decisão que será adotado (voto por maioria, consenso do grupo ou escolha do líder)?
Identificou, organizou e testou qualquer equipamento que seja necessário?
Finalizou a pauta e a distribuiu a todos os participantes?
Verificou se todos os participantes principais estarão presentes e saberão seus papéis?
Preparou- se (elaborou apresentações, imprimiu o material a ser distribuído, etc…)?
Identifique o objetivo da reunião
Você precisa tomar uma decisão, resolver um problema, encorajar a equipe, ou informá-la de uma nova iniciativa? Esclarecer o objetivo de sua reunião é o primeiro e mais importante passo do planejamento – ele é o fio condutor de todos os outros elementos em sua preparação.
Certifique-se de que a reunião é realmente necessária
Não acrescente uma outra reunião sem pensar em outras maneiras de realizar seu objetivo primeiro. É melhor não fazer reunião se:
Não tiver tempo para preparar
Houver outro método de comunicação que também resolva a questão
Estiver lidando com um tópico sensível ou uma questão de pessoal em que uma abordagem individual seria a melhor opção
For preciso solicitar uma série de opiniões individuais
Elaborar uma pauta preliminar
Houver outro método de comunicação que também resolva a questão
Estiver lidando com um tópico sensível ou uma questão de pessoal em que uma abordagem individual seria a melhor opção
For preciso solicitar uma série de opiniões individuais
Elaborar uma pauta preliminar
Estabeleça uma sequência para a reunião. Planeje o tempo para uma breve introdução para contextualizar e uma discussão dos próximos passos no final. Decida quanto tempo dedicar a cada item e qual ordem faz sentido. Quanto mais longa a reunião mais difícil será para as pessoas manterem o foco, de modo que é sempre bom fazer um cálculo um pouco menor do quanto seu grupo é capaz de cobrir no tempo determinado.
Selecionar os participantes corretos
Considere quem poderá ajudá-lo a alcançar o seu objetivo e quem será afetado pelo resultado da reunião. Identifique quem são os principais tomadores de decisão, pessoas que têm conhecimento (ou interesse) no tópico em questão, aqueles que precisam ser informados a fim de desempenharem seus trabalhos e qualquer pessoa que seja necessária para implementar as decisões tomadas. E quanto ao tamanho? As reuniões para resolução de problemas devem envolver poucas pessoas (por volta de 8). Inclua mais pessoas no caso de reuniões para brainstorming (até 18 pessoas). Se estiver fazendo atualizações ou encorajando a equipe, inclua quantos quiser. Porém, lembre-se. Tempo é dinheiro. Tenha consciência dos efeitos em cascata que sua reunião pode ter sobre o tempo das pessoas em toda a organização – e somente convide aqueles cuja presença é absolutamente necessária.
Designe papéis aos participantes
Designar aos participantes um papel específico a desempenhar pode aumentar o foco e o envolvimento. Considere os seguintes papéis:
Um facilitador conduz a discussão, assegurando-se de que todos os lados da questão são levantados (esse é um bom trabalho para aqueles que estão desenvolvendo habilidades de liderança e praticando a neutralidade).
Um anotador apreende as ideias e decisões principais e distribui anotações (isso dá a chance às pessoas tímidas de participarem).
Um controlador do tempo ajuda na evolução da discussão de modo eficiente.
Um colaborador mantém a discussão ativa e sem perder o foco.
Um especialista compartilha conhecimento sobre questões específicas. Uma vantagem: pode-se pedir a um especialista que participe somente de parte da reunião, mantendo assim sua contribuição enfocada.
Decida onde e quando realizar a reunião e confirme a disponibilidade do espaço
O espaço da reunião ajuda a dar o tom. Você quer que sua reunião seja informal e íntima? Escolha uma sala pequena e coloque as cadeiras em círculo. Formal e rigorosa? Uma sala de conferência provavelmente funcionará melhor. A participação dos membros será de modo virtual? Certifique-se de que seu equipamento permite que todos ouçam, participem ou vejam as pessoas na sala (se utilizar a vídeo conferência).
Um anotador apreende as ideias e decisões principais e distribui anotações (isso dá a chance às pessoas tímidas de participarem).
Um controlador do tempo ajuda na evolução da discussão de modo eficiente.
Um colaborador mantém a discussão ativa e sem perder o foco.
Um especialista compartilha conhecimento sobre questões específicas. Uma vantagem: pode-se pedir a um especialista que participe somente de parte da reunião, mantendo assim sua contribuição enfocada.
Decida onde e quando realizar a reunião e confirme a disponibilidade do espaço
O espaço da reunião ajuda a dar o tom. Você quer que sua reunião seja informal e íntima? Escolha uma sala pequena e coloque as cadeiras em círculo. Formal e rigorosa? Uma sala de conferência provavelmente funcionará melhor. A participação dos membros será de modo virtual? Certifique-se de que seu equipamento permite que todos ouçam, participem ou vejam as pessoas na sala (se utilizar a vídeo conferência).
Envie o convite e pauta preliminar aos principais participantes e interessados
Assegure-se de que os participantes saibam o objetivo da reunião. Considere enviar um convite individual além do convite pela agenda eletrônica- ou falar pessoalmente com o convidado- se houver alguma possibilidade de o convite passar despercebido ou se quiser se certificar de que um participante-chave estará presente.
Envie antecipadamente quaisquer relatórios, leituras preliminares ou solicitações no caso de materiais que possam exigir um preparo dos participantes
Envie qualquer leitura preliminar com um dia ou dois de antecedência de sua reunião e esclareça que a ideia é que os participantes analisem antes os materiais. Esteja preparado também para enfatizar alguns trechos das leituras para aqueles que não tiveram tempo de ler.
Identifique o processo de tomada de decisão que será utilizado na reunião
Escolha um método de tomada de decisão com antecedência a fim de assegurar que a reunião seja concluída com um resultado claro.
O voto por maioria permite que todos sejam ouvidos e geralmente é considerado justo – mas esteja ciente de que pode ser difícil para alguns declararem sua opinião em público.
O consenso do grupo permite aos participantes compartilharem sua área de especialidade e aumenta a oportunidade de convencimento por parte de todos os indivíduos.
A escolha do líder costuma ser a abordagem mais rápida, de modo que é a mais apropriada numa crise. O risco é que algumas ideias deixam de ser ouvidas. Como resultado, pode ser que tenha que se esforçar mais para que os céticos embarquem na empreitada, especialmente durante a implementação.
Identificar, organizar e testar qualquer equipamento necessário
Decida se fará uso de ferramentas de colaboração ou produtividade (como GoogleDocs, um serviço de compartilhamento de tela ou um dispositivo de gravação de áudio) durante sua reunião. Confirme e verifique o espaço da reunião e instale ou teste qualquer equipamento necessário com antecedência. Esse passo parece óbvio demais, mas algumas vezes é difícil reservar tempo para detalhes logísticos — e você não vai querer desperdiçar sua reunião cuidadosamente planejada tentando resolver questões tecnológicas. Se tiver alguma dificuldade com isso, peça a ajuda de um colega que já utilizou o equipamento antes (ou convoque um representante do departamento de tecnologia da informação).
O consenso do grupo permite aos participantes compartilharem sua área de especialidade e aumenta a oportunidade de convencimento por parte de todos os indivíduos.
A escolha do líder costuma ser a abordagem mais rápida, de modo que é a mais apropriada numa crise. O risco é que algumas ideias deixam de ser ouvidas. Como resultado, pode ser que tenha que se esforçar mais para que os céticos embarquem na empreitada, especialmente durante a implementação.
Identificar, organizar e testar qualquer equipamento necessário
Decida se fará uso de ferramentas de colaboração ou produtividade (como GoogleDocs, um serviço de compartilhamento de tela ou um dispositivo de gravação de áudio) durante sua reunião. Confirme e verifique o espaço da reunião e instale ou teste qualquer equipamento necessário com antecedência. Esse passo parece óbvio demais, mas algumas vezes é difícil reservar tempo para detalhes logísticos — e você não vai querer desperdiçar sua reunião cuidadosamente planejada tentando resolver questões tecnológicas. Se tiver alguma dificuldade com isso, peça a ajuda de um colega que já utilizou o equipamento antes (ou convoque um representante do departamento de tecnologia da informação).
Finalizar a pauta e distribuí-la a todos os participantes
Se a pauta foi alterada, distribua a versão final aos participantes. Assegure-se de que esteja pronto para conduzir a discussão para cada item da pauta ou de que designou os itens aos participantes apropriados.
Acompanhar as questões com convidados pessoalmente, se apropriado
Confirmar pessoalmente com as pessoas que não responderam ao seu convite ou que precisam estar na reunião a fim de que essa seja produtiva. Se você designou papéis, verifique se os participantes compreenderam as funções que desempenharão.
Prepare-se
Você elaborou e praticou sua apresentação, imprimiu o material a ser distribuído e cuidou de quaisquer outros detalhes de última hora? O trabalho da preparação aumentará sua confiança e o fará com que esteja pronto para uma reunião bem sucedida.
Um comentário:
Sara kich
sarakich51@gmail.com
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