- Técnicas de atendimento ao cliente: postura profissional, proatividade, assertividade, resolução de conflitos, atendimento pessoal, telefônico e eletrônico.
- Ferramentas de recepção e secretariado: elaboração de agenda, uso do telefone, email, criação e arquivamento de documentos organizacionais (ofício, memorando e carta comercial).
- Processo de comunicação: conceitos, fundamentos, uso de oratória.
Loja da Maria
Maria e Cia. Ltda.
Comércio de utensílios
Av. João, 1000
Goiânia – GO
Goiânia, 03 de março de
2017.
Ao diretor
Joaquim Silva
Rua das Amendoeiras, 600
Belo Horizonte – MG
Prezado Senhor:
Confirmamos
ter recebido uma reivindicação de depósito no valor três mil reais referente ao
mês de fevereiro. Informamos que o referido valor foi depositado no dia 1º de
março, na agência 0003, conta corrente 3225, Banco dos empresários.
Por
favor, pedimos que o Sr. verifique o extrato e nos comunique o pagamento.
Pedimos escusas por não termos feito o depósito anteriormente, mas não tínhamos
ainda a nova conta bancária.
Nada mais havendo,
reafirmamos os nossos protestos de elevada estima e consideração.
Atenciosamente,
_______________
Amélia
Sousa
Gerente
comercial
RECIBO DE ALUGUEL
Recebi do Sr. (escreva o nome do locatário), a quantia de R$ (total
geral) (valor p/ extenso), dando plena, total e irrevogável quitação de aluguel
e demais encargos contratuais, referente imóvel situado à (escreva o endereço
do imóvel), relacionados abaixo:
Aluguel vencido em:
|
R$
|
Desconto:
|
R$
|
Multa:
|
R$
|
IPTU - parcela:
|
R$
|
Condomínio:
|
R$
|
Despesa adicional:
|
R$
|
Despesa adicional:
|
R$
|
Despesa adicional:
|
R$
|
TOTAL GERAL:
|
R$
|
Pagamento através de ( )
cheque ( ) dinheiro.
Na hipótese de pagamento em cheque, a quitação ficará condicionada à
compensação do mesmo, cujo número e banco é o seguinte:
Cheque número:
Banco:
____________, ___ de _____________ de ____.
_________________________________________
LOCADOR
MODELO DE
REQUERIMENTO
Mafra, __ de __________ de _________
Excelentíssimo Senhor
___________________ (nome do Prefeito)
Digníssimo Prefeito do Município de Mafra SC
_______________(nome da requerente), CNJP nº
_________________situada ________________( endereço completo), CEP___________,
telefone________, FAX ______________, e-mail
_________________, vem por meio deste, solicitar a Vossa Excelência a concessão
do Título de Utilidade Pública Municipal, por se tratar de entidade dedicada à
_______________ (indicar a finalidade da entidade), para o que apresenta a
documentação anexa.
Nestes Termos
P. Deferimento
______________________________
Assinatura do Presidente da Entidade
DECLARAÇÃO
Eu__________________________
CPF:__________________________________
Declaro, para os devidos
fins, que diante do sinistro ocorrido em (inserir data) na cobertura de Roubo
ou Furto Qualificado do aparelho celular modelo, (inserir modelo), foi
realizado o bloqueio do IMEI numero______________, Protocolo ________________
junto à operadora de telefonia. E sendo realizada a indenização do seguro,
referente o bem acima identificado, o aparelho passa a ser de propriedade e
posse da seguradora, a partir da data da realização da indenização, não podendo
ser realizada qualquer alteração de status do IMEI pelo segurado indenizado.
Declaro ainda, que estou ciente que na hipótese do aparelho celular, aqui
especificado, ser localizado, este deverá ser encaminhado para a Seguradora, no
endereço Rua Campos Bicudo, nº 98, 7º andar, CEP: 04.536-010, Itaim Bibi, São
Paulo/SP, sem qualquer alteração do IMEI número, sob pena de responder por
apropriação indébita nos termos do artigo 169, inciso II, do Código Penal
Brasileiro e enriquecimento sem causa nos termos do artigo 884 do Código Civil.
São Paulo, ____ de
______________ de _______.
CADASTRO DE CLIENTES
Para se ter uma ideia, existem empresas que tem suas novas mercadorias vendidas na primeira semana pelo simples fato de ligar para o seu cadastro de clientes e convidá-los a virem conhecer os produtos novos. Isso é muito comum em lojas de roupas infantis por exemplo.
Ao cadastrar os seus consumidores você terá à disposição todos os dados de contato e que sejam relevantes para o estabelecimento, sendo possível acessar as informações com praticidade sempre que houver a necessidade.
Embora seja algo simples, montar um cadastro de clientes exige alguns cuidados, até mesmo para que o cliente não se sinta “invadido” no momento que você começa a lhe tomar as informações. Além disso, existem clientes que se sentem incomodados com a situação, cuidado! Para te ajudar vamos trazer mais informações e dicas sobre como montar um cadastro de clientes. Confira abaixo!
Acompanhe abaixo algumas dicas de como montar um cadastro de clientes:
1- Obtenha Os Dados De Contato E Forme O Cadastro Para Cliente
2- Questione As Opções De Compra Dos Consumidores Para Montar O Cadastro De Clientes
3- Escolha Uma Plataforma Para Montar O Cadastro De Clientes
4- Construa O Relatório De Cadastro Dos Clientes
5- Mantenha O Cadastro De Clientes Atualizado
6- Use O Cadastro De Clientes Efetivamente
EXEMPLO EXCEL
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