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sábado, 21 de março de 2020

2019.1668.001 - APRENDIZAGEM PROFISSIONAL COMERCIAL EM SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS


timbrado corCurso: APRENDIZAGEM PROFISSIONAL COMERCIAL EM SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS
UC __: Organizar e operacionalizar procedimentos de recepção
Carga horária total: 84 HORAS
Professor(a): Marcos de Oliveira


ETAPAS DO PLANO DE AULA


PERFIL DE CONCLUSÃO: Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho com foco em resultados.

INDICADOR(ES)
Recebe, protocola, arquiva ou encaminha documentos, de acordo com os processos de trabalho

ELEMENTOS DA COMPETÊNCIA (conhecimentos, habilidades, valores/atitudes)

Conhecimentos
    Métodos e técnicas de arquivo e protocolo: classificação de documentos, recebimento, distribuição, tramitação, expedição, temporalidade e tipos de arquivo (físico e eletrônico
Habilidades
Organizar o ambiente de trabalho;
Comunicar-se clara, objetiva e assertivamente;
Pesquisar e organizar dados, documentos e informações;
Ler e interpretar relatórios e documentos;
Preencher documentos;
Gerenciar tempo e atividades de trabalho;
Negociar com pessoas em situações diversas;
Ter visão sistêmica.
Atitudes/Valores
Sigilo no recebimento, na manipulação e no encaminhamento das informações da organização;
Responsabilidade no cumprimento de prazos;
Proatividade na proposição de melhorias nos procedimentos de recepção;
Adoção de práticas sustentáveis.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM


TÉCNICAS DE ARQUIVAMENTO E PROTOCOLO




ATIVIDADE I: Resgate de conhecimento prévio dos alunos.

Classificando documentos



Facilitar a localização de arquivos, sejam eles digitais ou em papel, é fundamental para melhorar a rotina e a produtividade de qualquer empresa. Para isso, classificar documentos corretamente é o primeiro passo, pois assim as informações ficam organizadas e seguem padrões estabelecidos (que devem ser conhecidos por todos os funcionários).

Cada empresa pode fazer essa classificação documental seguindo suas próprias regras ou adaptando modelos para o seu tipo de negócio. Mas existem algumas pré-definições que podem ajudá-lo nesse caminho. E são elas que iremos explicar para você no guia de hoje!

ALUNOS FAVOR ACESSAR O LINK ABAIXO E REALIZAR LEITURA DOS PONTOS.

CLASSIFICAÇÃO E ORDENAÇÃO: UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO
(Página 11 até página 19)


http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf2.pdf




ATIVIDADE II: Recebendo e distribuindo documentos

02 - LER AS ORIENTAÇÕES E PREENCHER A PALAVRA CRUZADA ABAIXO.















ATIVIDADE III: Trabalhar com a temporalidade de documentos comerciais.







TRABALHO EM EQUIPES:
02 OU 03 ALUNOS DEVERÁ OCORRER DE FORMA COLABORATIVA, ONDE OS ALUNOS DA EQUIPE CRIAM E TROCAM INFORMAÇÕES ENTRES ELES, ATRAVÉS DE MENSAGENS OU E-MAIL, QUANDO A ATIVIDADE ESTIVER CONCLUÍDA UM ALUNO DA EQUIPE FICA ENCARREGADO DE POSTAR NO NO MICROSOFT TEAMS MENU TAREFAS.


PESQUISAR SOBRE.


CITE ALGUNS DOCUMENTOS COMERCIAIS QUE A EMPRESA QUE VOCÊ ATUA COMO JOVEM APRENDIZ UTILIZA E A FUNÇÃO DE CADA DOCUMENTO.


RESPONDA COM SUAS PALAVRAS QUAL A IMPORTÂNCIA DE GUARDAR DOCUMENTOS COMERCIAIS E COMPROVANTES DE PAGAMENTO.


PESQUISE OS DOCUMENTOS ABAIXO E INFORME O PERÍODO CORRETO DE ARMAZENAMENTO E GUARDA DOS DOCUMENTOS COMERCIAIS ABAIXO.

carta, circular, memorando, comunicado, e-mail, ofício, relatório, telegrama, fax, declaração, atestado, recibo, requerimento, aviso, convocação, pedido, nota fiscal, ordem de compra;






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