Curso: APRENDIZAGEM PROFISSIONAL COMERCIAL EM SERVIÇOS
ADMINISTRATIVOS
UC __: Organizar
e operacionalizar procedimentos de recepção
Carga horária
total: 84 HORAS
Professor(a): Marcos
de Oliveira
ETAPAS
DO PLANO DE AULA
PERFIL DE
CONCLUSÃO: Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo
de trabalho com foco em resultados.
INDICADOR(ES)
Recebe, protocola, arquiva ou encaminha
documentos, de acordo com os processos de trabalho
ELEMENTOS DA
COMPETÊNCIA (conhecimentos, habilidades, valores/atitudes)
Conhecimentos
• Métodos e
técnicas de arquivo e protocolo: classificação de documentos, recebimento,
distribuição, tramitação, expedição, temporalidade e tipos de arquivo (físico e
eletrônico
Habilidades
Organizar o ambiente de trabalho;
Comunicar-se clara, objetiva e
assertivamente;
Pesquisar e organizar dados, documentos e
informações;
Ler e interpretar relatórios e documentos;
Preencher documentos;
Gerenciar tempo e atividades de trabalho;
Negociar com pessoas em situações
diversas;
Ter visão sistêmica.
Atitudes/Valores
Sigilo no recebimento, na manipulação e no
encaminhamento das informações da organização;
Responsabilidade no cumprimento de prazos;
Proatividade na proposição de melhorias
nos procedimentos de recepção;
Adoção
de práticas sustentáveis.
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM
TÉCNICAS DE ARQUIVAMENTO E PROTOCOLO
ATIVIDADE
I: Resgate de conhecimento prévio dos alunos.
Classificando documentos
http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf2.pdf
Facilitar a localização de arquivos, sejam eles digitais ou em papel, é fundamental para melhorar a rotina e a produtividade de qualquer empresa. Para isso, classificar documentos corretamente é o primeiro passo, pois assim as informações ficam organizadas e seguem padrões estabelecidos (que devem ser conhecidos por todos os funcionários).
Cada empresa pode fazer essa classificação documental seguindo suas próprias regras ou adaptando modelos para o seu tipo de negócio. Mas existem algumas pré-definições que podem ajudá-lo nesse caminho. E são elas que iremos explicar para você no guia de hoje!
ALUNOS FAVOR ACESSAR O LINK ABAIXO E REALIZAR LEITURA DOS PONTOS.
CLASSIFICAÇÃO E ORDENAÇÃO:
UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO
(Página 11 até página 19)
http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf2.pdf
ATIVIDADE
II: Recebendo e distribuindo documentos
02 - LER AS ORIENTAÇÕES E PREENCHER A PALAVRA CRUZADA ABAIXO.
02 - LER AS ORIENTAÇÕES E PREENCHER A PALAVRA CRUZADA ABAIXO.
ATIVIDADE
III: Trabalhar com a temporalidade de documentos comerciais.
TRABALHO EM EQUIPES:
02 OU 03 ALUNOS DEVERÁ OCORRER DE FORMA COLABORATIVA, ONDE OS ALUNOS DA EQUIPE CRIAM E TROCAM INFORMAÇÕES ENTRES ELES, ATRAVÉS DE MENSAGENS OU E-MAIL, QUANDO A ATIVIDADE ESTIVER CONCLUÍDA UM ALUNO DA EQUIPE FICA ENCARREGADO DE POSTAR NO NO MICROSOFT TEAMS MENU TAREFAS.
PESQUISAR SOBRE.
CITE ALGUNS DOCUMENTOS COMERCIAIS QUE A EMPRESA QUE VOCÊ ATUA COMO JOVEM APRENDIZ UTILIZA E A FUNÇÃO DE CADA DOCUMENTO.
RESPONDA COM SUAS PALAVRAS QUAL A IMPORTÂNCIA DE GUARDAR DOCUMENTOS COMERCIAIS E COMPROVANTES DE PAGAMENTO.
PESQUISE OS DOCUMENTOS ABAIXO E INFORME O PERÍODO CORRETO DE ARMAZENAMENTO E GUARDA DOS DOCUMENTOS COMERCIAIS ABAIXO.
carta, circular, memorando, comunicado, e-mail, ofício, relatório, telegrama, fax, declaração, atestado, recibo, requerimento, aviso, convocação, pedido, nota fiscal, ordem de compra;
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