Segundo censo do IBGE em
2010, 23,9% dos brasileiros declaram ter alguma deficiência, pensando nisto a
escola Básica Duque de Caxias, situada em Mafra SC, está implementando em suas
turmas o uso do programa Essential Accessibility, para trabalhar com este
programa professores e toda a equipe educacional, se aperfeiçoaram com esta
plataforma e participaram de treinamentos a distância, para o seu correto uso
desta ferramenta.
Para a Professora Luci
Schafauser, professora alfabetizadora na série que ela trabalha um dos alunos
possui deficiência visual e motora, e com o uso do programa o mesmo já foi
alfabetizado e se encontra no mesmo nível de seus colegas na faixa de 7 anos de
idade.
Conhecendo o Programa
Essential Accessibility
é um programa para Windows e Mac que ajuda pessoas com deficiência física a
usar o computador para acessar a internet. Ele torna a experiência de navegação
mais prática, oferecendo teclado na tela, alternativas para o mouse, zoom em
texto e imagem, texto para voz e reconhecimento de voz. O navegador não exige
que sejam usados teclados e mouses convencionais. Para tornar as alternativas
de teclado e mouse disponíveis, clique no ícone configurações do eSSENTIAL
Accessibility e selecione a opção desejada. Você também pode controlar o cursor
do mouse movendo a cabeça ou a mão. Nesse caso, a webcam capta as imagens com
os movimentos e reflete no computador. É possível escolher o quão rápido o
ponteiro responderá aos seus movimentos usando as configurações de
sensibilidade horizontal e sensibilidade vertical. Além disso, escolha entre
duas opções de clique associado: o mouse pode clicar quando passa sobre uma
área (Clique Automático) ou quando é clicado fisicamente (Clique Normal). Além
dessas opções básicas de configuração do programa, há muitos outros recursos
para viabilizar a acessibilidade ao computador. Manual do ESSENTIAL
Accessibility está disponível no site do desenvolvedor, e tem todas as dicas em
português.
Segundo a professora
Luci Schafauser o “ESSENTIAL Accessibility é uma ótima ferramenta para promover
a acessibilidade de deficientes físicos à internet. A partir do Windows 7, os
comandos de voz são aceitos em português, inglês, italiano, francês e espanhol.
Além disso, ele oferece diversos outros recursos, que usam gestos e o mouse. O
programa possui ótima interface. As funcionalidades são representadas por
ícones grandes e são fáceis de identificar, porque se assemelham aos programas
tradicionais. Em caso de dúvida, basta colocar o ponteiro do mouse e surgirá
uma breve explicação sobre a ferramenta. As informações textuais também são
exibidas em tamanho grande para facilitar a leitura. As cores claras que
compõem o navegador destacam as opções, de modo a deixar as funcionalidades em
evidência para uma identificação mais fácil. Grande parte das alterações de
acesso são feitas em um único local, nas configurações, o que torna a navegação
mais prática. Mediante treinamento, pessoas que possuem deficiência física
podem aprender a usar o navegador e acessar a internet com mais facilidade”.
A Professora destaca os principais pontos positivos:
·
Fácil de usar
·
Possui teclado virtual
·
Permite navegar pela internet usando gestos
·
Em português
Como o professor pode utilizar esta tecnologia em diferentes conteúdos.
Nesse sentido, o
profissional que atua na educação básica precisa se atualizar quanto na
compreensão e utilização dessa ferramenta didática no processo de ensino e
aprendizagem e também que propicia pelos seus apontamentos o uso da tecnologia
em espaços escolares, principalmente, quando nos deixa em evidencia a
necessidade do uso da tecnologia na abordagem dos conteúdos.
Isto posto, é urgente e
fundamental o trabalho com os professores que atuam na educação básica no
sentido de, pelo processo da formação e diálogo, contribuir para um novo olhar
para essa realidade educacional que não pode ser negligenciada, principalmente
no contexto atual em que predomina-se no campo da comunicação e aprendizado as
ferramentas tecnológicas. Claro que essa ação docente deve ser pautada por
fundamentos esclarecedores dos benefícios e malefícios do uso da tecnologia,
cabendo ao profissional desenvolver o processo de planejamento e ação em favor
da aprendizagem significativa dos alunos. Para que a proposta se efetive no
cotidiano do processo de ensino e aprendizagem escolar, algumas questões
tornam-se impulsionadoras para esse propósito. Como questão norteadora geral,
questionamos: Quais as implicações do uso das novas tecnologias como ferramenta
didática no processo de ensino e aprendizagem? Como os professores devem
utilizar essa ferramenta no trabalho em sala de aula? De que forma o uso das
tecnologias educacionais pode mudar (melhorar) o resultado da aprendizagem? O
professor tem consciência de que as tecnologias educacionais exigem novas
formas da aplicabilidade de sua metodologia para que o aluno possa apresentar
resultados diferenciados do que vinha apresentando?
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