Pesquisar este blog

domingo, 20 de agosto de 2017

23,9% DOS BRASILEIROS DECLARAM TER ALGUMA DEFICIÊNCIA









Segundo censo do IBGE em 2010, 23,9% dos brasileiros declaram ter alguma deficiência, pensando nisto a escola Básica Duque de Caxias, situada em Mafra SC, está implementando em suas turmas o uso do programa Essential Accessibility, para trabalhar com este programa professores e toda a equipe educacional, se aperfeiçoaram com esta plataforma e participaram de treinamentos a distância, para o seu correto uso desta ferramenta.
Para a Professora Luci Schafauser, professora alfabetizadora na série que ela trabalha um dos alunos possui deficiência visual e motora, e com o uso do programa o mesmo já foi alfabetizado e se encontra no mesmo nível de seus colegas na faixa de 7 anos de idade.
Conhecendo o Programa
Essential Accessibility é um programa para Windows e Mac que ajuda pessoas com deficiência física a usar o computador para acessar a internet. Ele torna a experiência de navegação mais prática, oferecendo teclado na tela, alternativas para o mouse, zoom em texto e imagem, texto para voz e reconhecimento de voz. O navegador não exige que sejam usados teclados e mouses convencionais. Para tornar as alternativas de teclado e mouse disponíveis, clique no ícone configurações do eSSENTIAL Accessibility e selecione a opção desejada. Você também pode controlar o cursor do mouse movendo a cabeça ou a mão. Nesse caso, a webcam capta as imagens com os movimentos e reflete no computador. É possível escolher o quão rápido o ponteiro responderá aos seus movimentos usando as configurações de sensibilidade horizontal e sensibilidade vertical. Além disso, escolha entre duas opções de clique associado: o mouse pode clicar quando passa sobre uma área (Clique Automático) ou quando é clicado fisicamente (Clique Normal). Além dessas opções básicas de configuração do programa, há muitos outros recursos para viabilizar a acessibilidade ao computador. Manual do ESSENTIAL Accessibility está disponível no site do desenvolvedor, e tem todas as dicas em português.
Segundo a professora Luci Schafauser o “ESSENTIAL Accessibility é uma ótima ferramenta para promover a acessibilidade de deficientes físicos à internet. A partir do Windows 7, os comandos de voz são aceitos em português, inglês, italiano, francês e espanhol. Além disso, ele oferece diversos outros recursos, que usam gestos e o mouse. O programa possui ótima interface. As funcionalidades são representadas por ícones grandes e são fáceis de identificar, porque se assemelham aos programas tradicionais. Em caso de dúvida, basta colocar o ponteiro do mouse e surgirá uma breve explicação sobre a ferramenta. As informações textuais também são exibidas em tamanho grande para facilitar a leitura. As cores claras que compõem o navegador destacam as opções, de modo a deixar as funcionalidades em evidência para uma identificação mais fácil. Grande parte das alterações de acesso são feitas em um único local, nas configurações, o que torna a navegação mais prática. Mediante treinamento, pessoas que possuem deficiência física podem aprender a usar o navegador e acessar a internet com mais facilidade”.
A Professora destaca os principais pontos positivos:
·         Fácil de usar
·         Possui teclado virtual
·         Permite navegar pela internet usando gestos
·         Em português
Como o professor pode utilizar esta tecnologia em diferentes conteúdos.
Nesse sentido, o profissional que atua na educação básica precisa se atualizar quanto na compreensão e utilização dessa ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem e também que propicia pelos seus apontamentos o uso da tecnologia em espaços escolares, principalmente, quando nos deixa em evidencia a necessidade do uso da tecnologia na abordagem dos conteúdos.

Isto posto, é urgente e fundamental o trabalho com os professores que atuam na educação básica no sentido de, pelo processo da formação e diálogo, contribuir para um novo olhar para essa realidade educacional que não pode ser negligenciada, principalmente no contexto atual em que predomina-se no campo da comunicação e aprendizado as ferramentas tecnológicas. Claro que essa ação docente deve ser pautada por fundamentos esclarecedores dos benefícios e malefícios do uso da tecnologia, cabendo ao profissional desenvolver o processo de planejamento e ação em favor da aprendizagem significativa dos alunos. Para que a proposta se efetive no cotidiano do processo de ensino e aprendizagem escolar, algumas questões tornam-se impulsionadoras para esse propósito. Como questão norteadora geral, questionamos: Quais as implicações do uso das novas tecnologias como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem? Como os professores devem utilizar essa ferramenta no trabalho em sala de aula? De que forma o uso das tecnologias educacionais pode mudar (melhorar) o resultado da aprendizagem? O professor tem consciência de que as tecnologias educacionais exigem novas formas da aplicabilidade de sua metodologia para que o aluno possa apresentar resultados diferenciados do que vinha apresentando?








Nenhum comentário: